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dc.contributor.advisorReis, Cristina Madureira dospt_PT
dc.contributor.authorMeretti, Felipe Schröederpt_PT
dc.date.accessioned2021-08-10T15:59:36Z-
dc.date.available2021-08-10T15:59:36Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/10661-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Civilpt_PT
dc.description.abstractO principal objetivo deste trabalho é a análise dos riscos e perigos associados às tarefas de execução dos pilares do Viaduto de Vilarinho na Intervenção na Ligação Rodoviária ao Parque de Negócios de Escariz A32. A avaliação de riscos, baseada no enquadramento legal do Decreto-Lei 273/2003 de 29 de outubro, foi feita através da aplicação de três metodologias que, posteriormente foram comparadas. Duas delas apresentaram resultados positivos relativamente aos riscos encontrados. Ambas apresentaram limitações quanto à sua aplicação, mas mostraram eficiência para avaliar os riscos identificados, o que proporciona uma maior segurança para os trabalhadores no ambiente de trabalho. A terceira metodologia não se mostrou eficaz, devida a sua limitação no número de detalhes. Embora a sua aplicação seja preferível na fase de projeto, o método necessita de outras técnicas para complementar a avaliação de riscos. Foram propostas ainda medidas de prevenção para todas as metodologias, recorrendo ao uso de equipamentos de proteção individual e coletiva e de supervisão para cada risco. Foi concluído que a formação dos trabalhadores é fundamental para a aplicação do uso dos equipamentos de segurança, além da importância da experiência do técnico de segurança na aplicação dos métodos devido à limitação encontrada em cada método. Foram ainda mitigados e/ou eliminados todos os riscos identificados, resultando numa maior segurança para os trabalhadores, obtendo assim um ambiente de trabalho livre de acidentes.pt_PT
dc.description.abstractThe main objective of this paperwork is the analysis of the risks and dangers associated with the execution tasks of the pillars of the Viaduto of Vilarinho in the Intervention in the Road Connection to the A32 Escariz Business Park. The risk assessment, based on the legal framework of the Decree-Law 273/2003 of 29 October, was carried out through the application of three methodologies that were later compared. Two of them showed positive results relatively to the risks found. Both had limitations regarding their application, but showed efficiency in assessing the identified risks, which provides greater safety for workers in the workplace. The third methodology was not effective, due to its limited detailing. Although its application is preferable in the prioject phase, the method needs other techniques to complement the risk assessment. Prevention measures were also proposed for all methodologies, applying protection and supervision equipment for each risk. It was concluded that the training of workers is essential for the application of the use of safety equipment, in addition to the importance of the safety technician's experience in applying the methods due to the limitations found in each method. All identified risks were also mitigated and/or eliminated, resulting in greater safety for workers, thus obtaining an accident-free work environment.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectconstruçãopt_PT
dc.subjectsegurançapt_PT
dc.titleAvaliação da Segurança na Construção de Obras de Arte: Caso de estudo – Intervenção na Ligação Rodoviária ao Parque de Negócios de Escariz A32pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
Appears in Collections:DENG - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

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