Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/10672
Title: Partilhando informações durante catástrofes: experiências internacionais e o caso português fogos.pt
Authors: Ribeiro, Fábio
Keywords: floresta
média
incêndios
cidadãos
participação
forest
wildfire
media
citizens
participation
Issue Date: 2021
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo
Citation: Ribeiro, F. (2021). Partilhando informações durante catástrofes: experiências internacionais e o caso português fogos.pt. Comunicação, Mídia e Consumo, 18(52), 364-386. https://doi.org/10.18568/CMC.V18I52.2369
Abstract: Durante situações de emergência (inundações, sismos, incêndios etc.), o acesso a informação rigorosa pode ser decisivo para a segurança das pessoas. Atualmente, existem recursos digitais (sites, redes sociais e aplicações móveis) orientados para este sentido. Este artigo procura avaliar experiências dessa natureza, em países como o Japão, México, Espanha etc., através de uma amostra não probabilística, de uma análise de conteúdo manifesta e latente, e de uma entrevista semiestruturada com o responsável pelo projeto Fogos.pt, em Portugal. Os resultados sugerem que a troca de informações durante estes períodos varia entre o voluntariado e a contratualização de um serviço. Os contributos positivos dos cidadãos convivem frequentemente com campanhas de desinformação, destinadas a ludibriar a opinião pública e criar falsas campanhas de solidariedade.
During emergencies (floods, earthquakes, fires, etc.), access to accurate information can be decisive to ensure people’s safety. Some digital resources (websites, social networks and mobile applications) are currently geared towards this purpose. This article seeks to evaluate experiences of this nature, in countries such as Japan, Mexico, Spain, etc., through a non-probabilistic sample, a manifest and latent content analysis, and a semi-structured interview with the head of the Fogos.pt project in Portugal. The results suggest that the exchange of information during these periods varies between volunteering and contracting a service. Positive contributions from citizens often go hand in hand with misinformation campaigns aimed at misleading public opinion and creating false solidarity campaigns.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10348/10672
ISSN: 1983-7070
metadata.dc.relation.publisherversion: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/2369/pdf
Document Type: Article
Appears in Collections:DLAC - Artigo de Conferência em Revista Científica Indexada

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
final-article-comunicacaocrise.pdf640,12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.