Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/10728
Title: Estudo de caso: Pena Aventura Park
Authors: Mota, Mariana Rita Morais da
Advisor: Marques, Carlos Peixeira
Keywords: Turismo de Natureza
Turismo Ativo
Issue Date: 9-Mar-2020
Abstract: O projeto Pena Aventura Park surgiu da necessidade de inovação que se fazia sentir no âmbito do sector do turismo ativo em Portugal, com a sua âncora no maior Fantasticable do mundo. Foi nesta organização que tive a oportunidade de realizar o meu estágio curricular, proporcionando-me experiência, competências e conhecimentos que são um valioso contributo para a minha preparação para o mercado de trabalho. O presente relatório inclui um estudo de caso sobre o perfil, motivações e perceções dos visitantes do Pena Aventura Park. O estudo das motivações é crucial para compreender o comportamento do turista, nomeadamente os seus desejos em conhecer destinos e atrações e o respetivo processo de escolha. O conhecimento destas motivações, bem como da imagem que os visitantes têm do parque, ajuda a empresa a formular estratégias de marketing que melhorem a sua promoção e competitividade. As conclusões mostram que os clientes têm preferência por atividades de natureza de baixa intensidade a nível de esforço físico, mas que proporcionem emoção e adrenalina, com destaque para o Fantasticable. Este padrão de preferências está relacionado, por um lado, com uma predominância de motivações associadas a atividades desafiantes, mas simultaneamente relaxantes, nomeadamente em meio natural, e, por outro lado, à oferta de alguns pacotes de atividades com preços relativamente baixos.
The Pena Aventura Park project resulted from the need for innovation that was felt within the active tourism sector in Portugal, and it anchored on the largest Fantasticable in the world. I had the opportunity to do my curricular internship in this organization, providing me with experience, skills and knowledge that will be important to succeed in the job market. This internship report includes a case study on the profile, motivations, and perceptions of the Park’s visitors. Studying motivations is crucial to understand the visitors’ behavior of the tourist, namely their desire to visit destinations or attractions and the corresponding choice process. Knowing those motivations, along with the Park’s image formed by the visitors, aids the company to formulate marketing strategies that increase its promotion and competitiveness. The conclusions show that customers prefer nature-related low-intensity physical activities, but able to deliver thrill and emotion, such as the most demanded Fantasticable. This pattern of preferences is related to, in one hand, the prevalence of motivation linked to activities that can be simultaneously challenging and relaxing, namely in a natural context and, on the other hand, to the availability of relatively low priced activities packs.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, como requisito para a obtenção do grau de Mestre em Ciências Económicas e Empresariais.
URI: http://hdl.handle.net/10348/10728
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DESG - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel Mariana Rita Morais da Mota.pdf30,62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Dec Mariana Rita Morais da Mota.pdf
  Restricted Access
356,88 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Val Mariana Rita Morais da Mota.pdf
  Restricted Access
77,59 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.