Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/10737
Título: A utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem
Autor: Fraga , Helena Ferreira
Orientador: Reis, Manuel José Cabral dos Santos
Palavras-chave: TIC
educação
Data: 11-Set-2020
Resumo: O presente relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real. Consta do documento o relato de todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2019/2020 descrevendo os aspetos referentes às atividades que foram desenvolvidas no processo didático – pedagógico realizado para a lecionação das turmas 7ºF e 8ºB, da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco de Vila Real. Integra, também, uma abordagem que desenvolvi no que se refere à utilização das TIC como elemento motivacional no processo de ensino e aprendizagem. Este documento pretende ainda traduzir em palavras toda uma autorreflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido, permitindo uma maior consciencialização acerca de todos os aspetos que envolveram todo o processo de formação individual inerente à Prática de Ensino Supervisionada (Estágio Pedagógico), seja ao nível das aulas, atividades ou sobre a evolução verificada ao longo do presente ano letivo, no papel de Professora Estagiária.
This report falls within the scope of the Master's in Computer Science Teaching at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, in Vila Real. The document contains the report of all the work done during the academic year 2019/2020 describing the aspects related to the activities that were developed in the didactic - pedagogical process carried out for the teaching of classes 7ºF and 8ºB, of Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco of Vila Real. It also integrates an approach that I developed regarding the use of ICT as a motivational element in the teaching and learning process. This document also intends to translate into words a critical self-reflection on the work developed, allowing a greater awareness about all aspects that involved the entire process of individual training inherent to the Supervised Teaching Practice (Pedagogical Internship), whether at the level of classes, activities or the evolution verified during the current academic year, in the role of Trainee Professor.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Informática
URI: http://hdl.handle.net/10348/10737
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:TD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Diss Helena Ferreira Fraga.pdf23,55 MBAdobe PDFVer/Abrir
Dec Helena Ferreira Fraga.pdf
  Restricted Access
257,5 kBAdobe PDFVer/Abrir Solicitar cópia
Val Helena Ferreira Fraga.pdf
  Restricted Access
532,54 kBAdobe PDFVer/Abrir Solicitar cópia


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.