Promover a produção oral em Espanhol com recurso à autoscopia mediada pela ferramenta digital Flipgrid

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Resumo
A presente dissertação insere-se no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Comunicação e Tecnologia Educativas, e pretende constituir-se como base de um estudo que incide nas potencialidades do mobile learning (m-learning) no ensino baseado em tarefas para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, no domínio da oralidade, em Espanhol como segunda língua estrangeira. Num contexto em que os cidadãos vivem em constante mudança, em mobilidade permanente e crescente necessidade de comunicar com outros povos, de realizar transações comerciais, efetuar períodos de estudo fora do país, trabalhar no estrangeiro ou simplesmente viajar, saber línguas passa a constituir-se como uma ferramenta basilar, num contexto cada vez mais global e internacional. Portanto, promover a comunicação, em particular a produção oral, na disciplina de Espanhol reverte-se como o grande objetivo deste estudo. Este trabalho de investigação na área da educação tem ainda como propósito político dotar o aluno de estratégias de autorregulação, nomeadamente através da técnica da autoscopia mediada pela ferramenta Flipgrid, que contribuam para a construção da autonomia do aluno e, por conseguinte, para a sua emancipação enquanto aprendente ao longo da vida. Para tal, foi feita, numa fase inicial, a revisão da literatura das temáticas subjacentes a este estudo, a caracterização do contexto educativo da intervenção pedagógica, a planificação da intervenção pedagógica, a análise dos resultados da respetiva intervenção, por fases, antes, durante e após, bem como as principais conclusões, limitações e recomendações extraídas do trabalho desenvolvido nesta investigação. Cabe salientar que os resultados deste trabalho evidenciam que a técnica da autoscopia mediada pela ferramenta Flipgrid favorece e promove a melhoria da qualidade do desempenho da produção oral dos alunos lusófonos estudantes da língua espanhola e, nesse sentido, também foi elaborado um conjunto recomendações designadas de orientações pedagógicas a este respeito, para uma promoção eficaz e eficiente que minimize a presença do “portunhol” nos atos de comunicação dos portugueses.
El presente trabajo se inserta en el ámbito del Máster en Ciências da Educação, Especialização em Comunicação e Tecnologia Educativas, y pretende constituirse como base de un estudio que incide en las potencialidades del aprendizaje móvil (m-learning) en el enfoque mediante tareas para el desarrollo de la autonomía de los alumnos, en el dominio de la oralidad, en Español como segunda lengua extranjera. En un contexto donde los ciudadanos viven en constante cambio, en movilidad permanente y creciente necesidad de comunicar con otros pueblos, de realizar transacciones comerciales, efectuar períodos de estudio fuera del país, trabajar en el extranjero o simplemente viajar, saber lenguas pasa a constituirse como una herramienta basilar, en un contexto cada vez más global e internacional. Por lo tanto, promocionar la comunicación, en particular la producción oral, en la asignatura de Español constituye un gran objetivo de este estudio. Este trabajo de investigación en el área de la educación tiene además como propósito político dotar al alumno de estrategias de autorregulación, en concreto a través de la técnica de la autoscopia mediada por la herramienta Flipgrid, que contribuyan para la construcción de la autonomía del alumno y, por consiguiente, para su emancipación como aprendiente a lo largo de su vida. Para ello, fue hecha, en una fase inicial, la revisión de la literatura de las temáticas subyacentes a este estudio, la caracterización del contexto educativo de la intervención pedagógica, la planificación de la intervención pedagógica, el análisis de los resultados de la respectiva intervención, por fases, antes, durante y después, y además las principales conclusiones, limitaciones y recomendaciones extraídas del trabajo desarrollado en esta investigación. Cabe destacar que los resultados de este trabajo evidencian que la técnica de la autoscopia mediada por la herramienta Flipgrid favorece y promocional la mejora de la calidad de la actuación en la producción oral de los alumnos lusófonos estudiantes de la lengua española y, en ese sentido, también fue elaborado un conjunto de recomendaciones designadas de orientaciones pedagógicas a este respecto, para una promoción eficaz y eficiente que minimice la presencia del “portuñol” en los actos de comunicación de los portugueses.
Descrição
Este trabalho foi expressamente elaborado como dissertação original para efeito de obtenção de grau de Mestre em Ciências da Educação - Comunicação e Tecnologia Educativas, sendo apresentada na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.
Palavras-chave
produção oral , Espanhol
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