Relatório da prática de ensino supervisionada

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento refere-se ao Estágio Curricular e tem como finalidade ser uma reflexão descritiva pormenorizada acerca da Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada no ano letivo 2018/2019. Este relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro. O Estágio pedagógico decorreu na Escola Secundária Morgado de Mateus, em Vila Real. A estagiária esteve inserida no Núcleo de Educação Física, estando acompanhada pelo Professor Cooperante José Pires na escola e pelo Professor Orientador Luís Vaz na Universidade. O principal objetivo deste relatório é a reflexão crítica do mesmo, bem como a análise de todos os procedimentos e intervenções enquanto docente. Sendo esta reflexão, uma ferramenta essencial para o crescimento profissional e pessoal da Professora Estagiária. Ao longo deste caminho, esta demonstrou total disponibilidade e abraçou este projeto em prol da aprendizagem e do conhecimento, ultrapassando sempre as dificuldades que surgiam. O documento está dividido em oito capítulos: a Introdução, onde se apresenta os principais temas desenvolvidos ao longo do trabalho; a Dimensão Pessoal que diz respeito à biografia da Professora Estagiária bem como as suas expectativas relativamente ao estágio; o Contexto de Intervenção relativamente à instituição e local de estágio; o Estágio Pedagógico onde se descreve todas as tarefas detalhadas relativas ao mesmo; as Atividades realizadas ao longo do ano letivo, bem como as atividades organizadas pelo Núcleo de Educação Física onde é apresentada a participação das mesmas por parte da Professora Estagiária; a Reflexão Crítica e Considerações Finais referente à análise pessoal do estágio, vistas como uma suma do processo ensino-aprendizagem; os Anexos, onde contém exemplos de planos de aula, unidades didáticas, planeamento anual e algumas atividades escolares e, por fim, as Referências Bibliográficas onde indicam as várias fontes deste relatório.
This document refers to the Study Internship and has as goal to be a reflective description about the Supervised Teaching Practice done in 2018/2019 school year. This report comes up in the context of the Master’s in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education from the University of Trás-os-Montes e Alto Douro. The pedagogical internship took place at Morgado de Mateus Secondary School, in Vila Real. The intern was inserted in the Physical Education Center, being accompanied by the Cooperating Professor José Pires at the school and the Advisor Professor Luís Vaz at the University. The main objective of this report is the critical reflection of it, as well as the analysis of all procedures and interventions as a teacher. This reflection being an essential tool for the professional and personal growth of the Trainee Teacher in her future. Along this path, she demonstrated total availability and embraced this project for learning and knowledge, always overcoming the difficulties that arose. The document is divided into eight chapters: the Introduction, which presents the main themes developed throughout the work; the Personal Dimension regarding the biography of the Trainee Teacher as well as her expectations regarding the internship; the Intervention Context regarding the institution and place of internship; the Pedagogical Stage where all the detailed tasks related to it are described; the Activities Organized by the Physical Education Center where their participation by the Trainee Teacher is presented; Critical Reflection regarding the personal analysis of the internship; the Final Considerations seen as a summary of the teaching-learning process, and finally the References where indicate the various sources of this report.
Descrição
Relatório elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Estágio Curricular , Educação Física
Citação