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Title: Ensino da expressão e Educação Físico-Motora na Escola: Proposta metodológica, para uma abordagem globalizante e interdisciplinar, no ensino dos Percursos na Natureza no 1º CEB.
Authors: Gonçalves, Francisco José Miranda
Advisor: Quaresma, Luis Felgueiras e Sousa
Keywords: Expressão e Educação Físico-Motora
Percursos na natureza
Issue Date: 1-Jul-2021
Abstract: O exercício físico reveste-se de um cariz de suma importância no desenvolvimento da criança. Quando praticado com regularidade, de forma regulamentada e sistemática os ganhos psicomotores, sócio afetivos e cognitivos são evidentes. A Educação Física em meio escolar, local onde os alunos estão a maior parte do tempo ativo, tem reconhecida influência em termos de benefícios físicos, de saúde e de bem-estar mental. Em contexto escolar, a Expressão e Educação Física-Motora é fundamental no desenvolvimento holístico da criança, especialmente porque a aquisição de competências motoras, em idades entre os 6 e 10, é fundamental na construção do reportório motor de desenvolvimento, assim como a aquisição de hábitos da prática de atividade física regular e autónoma, quando se tornarem adultos. Os percursos na natureza, podem ser um veículo privilegiado para a transmissão de valores relacionados com a educação ambiental, honestidade, autoestima, civismo e respeito mútuo e como o praticante está em contacto com a natureza, há um constante respeito pelo património material e imaterial. O presente estudo centrou-se na área do ensino da Expressão e Educação Físico-Motora nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, pretendendo abordar algumas estratégias para a operacionalização de propostas metodológicas com vista a uma abordagem globalizante e interdisciplinar, no ensino dos Percursos na Natureza no 1º CEB. O presente estudo contemplou um conjunto de sete agrupamentos de escolas, do Norte Litoral de Portugal, com alunos no 1º Ciclo do Ensino Básico, entre os 1º e 4º ano de escolaridade e idades compreendidas entre os 6 e 9 anos de idade, num total de 827 alunos, dos quais 441 pertencem ao sexo masculino e 386 ao sexo feminino. O objetivo centrou-se na apresentação de progressões pedagógicas, de fácil operacionalização por parte dos professores titulares de turma no 1º CEB, através de uma abordem dos conteúdos globalizante e interdisciplinar, pois entende-se que este tipo de atividades são um meio privilegiado para a articulação interdisciplinar, possibilitando a prática de trabalho colaborativo com outras áreas, numa visão de transdisciplinaridade da aprendizagem com equipas multidisciplinares. Pretendeu-se verificar se a motivação dos alunos, para as aulas de Expressão e Educação Físico-Motora, aumenta com esta proposta de trabalho, devido ao contacto com a natureza, inerente às progressões pedagógicas apresentadas, de cariz mais prático. Como instrumentos de recolha de dados, optou-se pela observação participante e construção de diário reflexivo/notas de campo. Para registo de evidências foram utilizados dados provenientes do registo fotográfico, áudio e vídeo, assim como registos individuais dos participantes. Os dados sugerem uma relação positiva entre as expetativas e a confrontação com a realidade do terreno, por parte dos alunos, mesmo tratando-se de um bloco pouco abordado ao longo das aulas, tendo havido a manifestação de atitudes positivas. Os alunos demonstraram evolução ao nível da motivação, esforço e entreajuda. Na realidade, a motivação manteve-se elevada ao longo de todas as atividades, vi sendo a entreajuda a que diminuiu ligeiramente no último momento, onde se verificou um aumento das características relacionadas com o cariz competitivo. Os dados sugerem ganhos ao nível da socialização e espírito de entreajuda. Acrescente-se que esta proposta metodológica é de fácil implementação, pois em nenhum dos cinco momentos houve necessidade recorrer a material particularmente dispendioso, nem infraestruturas muito complexas, pois desenrola-se ao ar livre. Nestas idades, se existirem estímulos adequados ao nível do desenvolvimento da consciência e domínio do corpo, assim como do controlo da noção espaciotemporal, torna-se possível constatar melhorias significativas no desempenho motor. Por este motivo, é essencial desenvolver atividades desta natureza nestas faixas etárias, sendo uma fase sensível de desenvolvimento da criança. Acredita-se que os estímulos fornecidos durante os vários momentos possam ter ajudado nestas melhorias do controlo voluntário e intencional do movimento, tomada de decisão e, por conseguinte, de melhoria geral dos níveis de coordenação motora e satisfação. Desta feita, tendo em vista a sensação de satisfação generalizada, por parte dos alunos, entende-se que as atividades de exploração de Percursos na Natureza, podem ser entendidas como uma forma primordial de promoção de atividades de Educação Físico-Motora em articulação com outras áreas da formação da criança, assim como uma forma de enriquecimento das aprendizagens realizadas pelas crianças em contexto educativo ao nível do 1º ciclo.
Description: Este trabalho foi expressamente elaborado tendo em vista a realização do trabalho científico de Pós-Doutoramento, sob orientação do professor Luís Felgueiras e Sousa Quaresma, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no ano de 2021
URI: http://hdl.handle.net/10348/10815
Document Type: Other
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