Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/10844
Title: Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES)
Authors: Silva, Ilda Cristina Barbosa da
Advisor: Aranha, Agata Cristina Marques
Ferreira, Rui Manuel Fernandes
Keywords: Estágio Pedagógico
Educação Física
Issue Date: 8-Jan-2021
Abstract: O presente relatório está inserido na Unidade Curricular - Estágio, integrada no plano de estudo do 2º ano, do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundários, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este é um importante requisito para a aquisição do grau de Mestre tendo como objetivo a descrição de todo o processo de evolução das capacidades para o desempenho docente em Educação Física, no decorrer do ano letivo de 2019/2020. A mesma tem como objetivo a realização de uma reflexão acerca da intervenção nas áreas inerentes à prática profissional, em geral, estimulando a eficácia nos vários domínios dos saberes, como sejam a ação de investigação, tomada de decisão, gestão de conflitos e a permanente atualização e adaptação ao meio, permitindo uma melhoria sistemática na área de intervenção. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Morgado de Mateus e monitorizado pelo professor orientador Carlos Pires e pelo supervisor da universidade, Rui Ferreira. Neste relatório é possível seguir os passos dados desde a programação até à lecionação das aulas. Para além da atividade letiva, serão também expostas as atividades não letivas nas quais tive a oportunidade de participar, integrar e planear, desde atividades extracurriculares, balanços de aula, observações de aula, bem como as dificuldades sentidas ao longo de todo o processo.
This report is inserted in the Course Unit - Internship, integrated in the study plan of the 2nd year, of the 2nd cycle in Physical Education Teaching of Basic and Secondary Education, of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD). This is an importante requirements for the acquisition of the Master's degree with the objective of describing the entire process of evolution of the capacities for the teaching performance in Physical Education (PE), during the academic year 2019/2020. It aims to carry out a reflection on the intervention in the areas inherent to professional practice, in general, stimulating efficiency in the various fields of knowledge, such as research action, decision making, conflict management and permanent updating and adaptation to the environment, allowing a systematic improvement in the intervention area. The Pedagogical Internship was held at the Escola Secundária Morgado de Mateus and monitored by the advisor Carlos Pires and the Supervisor of the University, Rui Ferreira. In this report it is possible to follow the steps taken from the programming to the teaching of classes. In addition to the teaching activity, the non-teaching activities in which I had the opportunity to participate, integrate and plan, from extracurricular activities, class balance sheets, class observations, as well as the difficulties experienced throughout the process, will also be exposed.
Description: Relatório de Estágio, elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
URI: http://hdl.handle.net/10348/10844
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dec lda Silva.pdf
  Restricted Access
372,58 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Rel Ilda Silva.pdf12,68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Val lda Silva.pdf
  Restricted Access
83,11 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.