Fatores determinantes da performance na indústria do vinho: o caso ibérico

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Resumo
As empresas têm um papel extremamente importante na economia pois são estas as suas principais impulsionadoras. Com o intuito de melhorar o seu desempenho, as empresas devem ser meticulosamente analisadas para se tornarem, deste modo, sustentáveis. De todas as medidas de desempenho existentes, neste trabalho ganham destaque as medidas económicofinanceiras de modo que o estudo incide sobre os fatores determinantes da performance na indústria do vinho tendo em consideração Portugal e Espanha. Estes dois países Ibéricos apresentam destaque internacional e têm fortes raízes na cultura vinícola. De entre os fatores específicos das empresas e da indústria destacamos a dimensão da empresa, a liquidez, o imposto sobre o rendimento do exercício, os ativos intangíveis, o endividamento, a idade da empresa e como fator macroeconómico, o PIB. Utilizando como medidas de avaliação de performance a Rendibilidade do Ativo (designada de Return on Assets- ROA) e o crescimento de vendas, o modelo será estimado com recurso à metodologia de dados em painel, especificamente usando o método de estimação GMM de Arellano e Bond (1991), Arellano e Bover (1995) e Blundell e Bond (1998). Para uma amostra constituída por 3.113 empresas, entre 2011 e 2018, os resultados sugerem que o crescimento de vendas é a variável que apresenta mais fatores determinantes significativos, tanto específicos da empresa como atendendo ao ambiente macroeconómico. Deste modo, os resultados sugerem que o crescimento de vendas possa ser entendido como uma variável que interessa a um maior número de stakeholders das empresas, tanto internos como externos. Usando a ROA como variável dependente, sendo esta uma variável de gestão, os resultados sugerem que o gestor tende a preocupar-se mais em manter níveis adequados de rendibilidade económica garantindo a sustentabilidade e solvência futura.
Companies play an extremely important role in the economy because these are their main drivers. With the intention of improving their performance, companies must be thoroughly analysed in order to become sustainable. For all the existing performance measures, this work highlights the economic and financial measures so that this study focuses on determinant factors of performance in wine industry taking into account Portugal and Spain. These two Iberian countries present international spotlight and have strong roots in winery culture. Among the specific factors of companies and industry we highlight firm size, liquidity, tax, intangible assets, indebtedness, firm age and as a macroeconomic factor, GDP. For a sample of 3.113 companies between 2011 and 2018, the results suggest that sales growth is a variable that presents more significant determined factors, both specific to the company and given macroeconomic environment. Thus, the results suggest that sales growth could be understood as a variable that interests to a higher number of stakeholders of the companies, both internal and external. Using ROA as a dependent variable, which is a management variable, the results suggest that the manager tends to worry more about maintaining adequate levels of economic profitability ensuring the sustainability and future solvency.
Descrição
Dissertação apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para a obtenção do grau de Mestre em Gestão
Palavras-chave
performance , determinantes
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