(A)normalidade da praxe no curso de Serviço Social Que ligação entre os valores ensinados no curso e os valores associados à praxe académica?

Data
2021-06-10
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Resumo
A presente dissertação de mestrado tinha como principal objetivo aferir a existência de incongruências (ou não) entre os valores do Serviço Social e os valores transmitidos pela praxe académica. A praxe académica retira toda a individualidade do ser humano e exige a falta de sentido crítico do estudante de primeiro ano. O Serviço Social trabalha com os indivíduos todas as suas características e vulnerabilidades e pretende dar voz a minorias que sofram de qualquer tipo de preconceito ou injustiça social. Para isso, foram utilizados vários instrumentos de pesquisa. Inicialmente foi realizada observação em contexto de praxe académica na Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro, de seguida, foi aplicado um questionário aos estudantes de Serviço Social de todo o país, tendo uma participação de 315 alunos. Por fim, foram realizadas entrevistas para complementar informações do questionário. Através dos dados obtidos, pode-se concluir que existem perceções sobre a praxe académica completamente distintas, entre os alunos que frequentam e os que não frequentam a praxe académica. Relativamente às incompatibilidades entre Serviço Social e a praxe académica, nota-se uma falta de sentido crítico durante a praxe académica, como se de um contexto completamente diferente se tratasse.
The main objective of this master’s thesis was to assess the existence of inconsistencies (or not) between the values of social work and the values transmitted by praxis. Praxis removes all individuality from the human being and requires the lack of critical sense of the first year student. Social work works with individuals all characteristics and vulnerabilities and aims to give voice to minorities who suffer from any type of preconception or social injustice. For this, several research instruments were used. Initially, it was made na observation in the context of praxis at Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, then, it was applied a questionnaire to social work students from all over the country, with the participation of 315 students. Lastly, interviews were made to supplement the questionnaire information. Through the data obtained, it can be concluded that there are completely different perceptions about praxis, between students who attend and those who don’t attend the praxis. Relatively the incompatibilities between social work and praxis, there is a lack of critical sense during praxis, as if it were a completely diferente context.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Serviço Social
Palavras-chave
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