Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado na Escola Secundária de Caldas das Taipas

Data
2021-10-22
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professor estagiário na Escola Secundária de Caldas das Taipas, no ano letivo 2020/2021, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro. O propósito principal deste documento assenta na exposição de todas as atividades desempenhadas ao longo do ano letivo, mas acima de tudo na reflexão e análise de todas as aprendizagens e dificuldades, bem como as estratégias utilizadas para ultrapassar as mesmas. O estágio é considerado o fim de uma etapa e início de outra, tendo como objetivo solidificar todo um processo de aprendizagem contínuo e constante, nesta que é a vida de um professor. Este relatório está dividido em duas áreas de intervenção, sendo elas as tarefas inerentes do processo ensino aprendizagem e as tarefas relacionadas com a relação escola meio. Ao longo do estágio foi existindo uma progressão das aprendizagens e aos poucos foram melhoradas as formas de atuar, quer em termos de gestão, quer em termos de intervenção. Chegando ao final do ano letivo, sentindo-me muito mais seguro na minha forma de atuar durante as, a gestão do tempo e atividades desenvolvidas. Como complemento do relatório é ainda apresentado um Complemento ao Estudo de Turma, estudo este realizado durante o período de estágio. Que tinha como objetivo a implementação de um programa de treino nas aulas de educação física para diminuição da percentagem de massa gorda nos alunos do 10º e 11º anos. A amostra foi constituída por duas turmas da Escola Secundária de Caldas das Taipas, Guimarães, com um total de n=50 alunos, 29 destes elementos são do sexo masculino e 21 elementos do sexo feminino. Para realizar as medições da percentagem de massa gorda dos alunos foi utilizada um aparelho de bioimpedância. Nos últimos 10 minutos de cada aula de Educação Física os alunos eram sujeitos a um método de treino, não muito longo, escolhido pelo professor. Dos métodos de treino existentes, foram selecionados o método tabata e o método em circuito. Os alunos conseguiram reduzir a percentagem de massa gorda. A diferença de percentagem final foi de 0.52%. Concluindo, o presente estudo indica que ao fazer um pequeno programa de intervenção no final de cada aula de Educação Física, pode ajudar os alunos a reduzir a percentagem (%) de massa gorda, contribuindo não só para manter um estilo de vida saudável, mas com esta motivação extra, consegue-se uma melhoria do bem-estar físico de cada aluno.
This report aims to project my experience as a teacher trainee at Escola Secundária de Caldas das Taipas, in the academic year 2020/2021, intended for Pedagogical Training, within the 2nd Cycle in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education of the University of Trás-os-Montes e Alto Douro. The main purpose of this document is based on the exposure of all the activities performed throughout the school year, but above all in the reflection and analysis of all the learning and difficulties, as well as the strategies used to overcome them. The internship is considered the end of one stage and the beginning of another, with the goal of solidifying a continuous and constant learning process in the life of a teacher. This report is divided into two areas of intervention, which are the tasks inherent to the teaching learning process and the tasks related to the school environment relationship. As a complement to the report, a Class Study Complement is also presented, which I carried out during the internship period. There was a progression of difficulties and little by little the ways of acting were improved, both in terms of management and in terms of intervention. Coming to the end of the school year, feeling much more secure in my way of acting during time management and activities. Which aimed to implement a training program in physical education classes to reduce the percentage of fat mass in 10th and 11th grade students. The sample consisted of two classes from the Secondary School of Caldas das Taipas, Guimarães, with a total of n=50 students, 29 of these elements are male and 21 females. To measure the percentage of fat mass of the students, a bioimpedance device was used. In the last 10 minutes of each Physical Education class, students were subjected to a training method, not very long, chosen by the teacher. From the existing training methods, the tabata method and the circuit method were selected. Students managed to reduce the percentage of fat mass. The final percentage difference was 0.52%. In conclusion, this study indicates that by making a small intervention program at the end of each Physical Education class, it can help students to reduce the percentage (%) of fat mass, contributing not only to maintain a healthy lifestyle, but with this extra motivation, an improvement in the physical well-being of each student is achieved.
Descrição
Relatório elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Educação Física , Professor estagiário
Citação