A importância da ortografia no desenvolvimento da competência de produção textual

Data
2021-12-16
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Nesta era tecnológica, dominada pela evolução das tecnologias de comunicação, a ortografia continua a ter um valor social muito relevante, pois o seu domínio é tomado como indicador da qualidade da aprendizagem que o aluno realizou, revelando, nomeadamente, o seu grau de instrução e de literacia. Também no âmbito escolar, um domínio ortográfico insuficiente pode representar um obstáculo para o próprio desenvolvimento da relação do aluno com a escrita, o que afetará não apenas a sua relação com a língua, mas também com as restantes áreas do saber no contexto comunicativo. Desta forma, é importante motivar os alunos para a aprendizagem da escrita e isto implica continuar a valorizá-la no seio da nossa cultura e a identificar as vantagens do seu domínio e aperfeiçoamento a nível ortográfico e textual. Neste sentido, têm vindo a ser desenvolvidas diversas pesquisas que procuram compreender a relação que existe entre a ortografia e a produção de textos, que evidenciam a importância da competência ortográfica para o desenvolvimento da capacidade de produção textual. Assim, o presente relatório final da Prática de Ensino Supervisionada consta de uma reflexão sobre a prática realizada e a descrição das atividades desenvolvidas no âmbito desta temática, acompanhada de um enquadramento teórico de caráter investigativo a introduzi-la. Por fim, é apresentado um conjunto de propostas que visam a articulação da expressão escrita e da ortografia, como estratégias de desenvolvimento destas competências.
In this technological age, dominated by the evolution of communication technologies, spelling continues to have a very relevant social value, because its mastery is taken as an indicator of the quality of the learning that the student has undertaken, revealing, specifically, his level of education and literacy. Also in the school environment, an insufficient orthographic domain may represent an obstacle to the very development of the student's relationship with writing competence, which would affect not only his relationship with the language, but also with the other areas of knowledge in the communicative context. Therefore, it is important to motivate for the learning of writing and this implies continuing to value it within our culture and identify the advantages of its mastery and spelling and textual improvement. In this regard, a number of researches have been carried out to understand the relationship between spelling and the production of texts, which evidence the importance of orthographic competence in the development of textual production competence. Thus, this final report of the Supervised Teaching Practice consists of a reflection on that practice and a description of the activities carried out under this theme, in addition to a theorical component of an investigative nature as an introduction. Finally, it is presented a set of proposals aimed for the articulation of writing and spelling expressions as strategies for the development of these competences.
Descrição
Relatório de Estágio de feição dissertativa com vista à obtenção do Grau de Mestre, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Escrita , Ortografia
Citação