Animação musical e desenvolvimento comunitário: um estudo de caso sobre o projeto comunitário orquestra (In)quieta

Data
2022-01-26
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Será inegável a constatação de que os vínculos existentes entre a música e o desenvolvimento comunitário se materializam num processo de partilha de conhecimento e aprendizagem mútua, de interação social, de compreensão cultural e sobretudo de participação, onde a abertura de possibilidades de acesso à exploração musical e à criação musical se traduzem em configurações fundamentais a ter em conta na hora de programar um projeto de intervenção que implique a envolvência de pessoas e grupos. É neste ambiente que surge a Animação Musical que, perante as suas características, poderá orientar todo este processo de aproximação artística e de transformação sociocultural. De acordo com o conceito de Animação Sociocultural e olhando para a sua finalidade enquanto disciplina das Ciências da Educação, reconhecemos que este campo é assumido como didática da participação, isto é, tem como objetivo a promoção de processos participativos nas e com as pessoas. Desta forma, o conceito de Animação Musical, estando intrinsecamente ligado ao conceito de Animação Sociocultural, deverá suportar o mesmo desígnio. Assim, afastando-nos de uma ideologia crítica e desinformada e de uma bagagem pejorativa que acompanha a Animação Musical, pretendemos, através de um estudo teórico e exploratório de caráter qualitativo, identificar as características desta área musical, tendo como referência a utilização de pesquisa bibliográfica e a aplicação de entrevistas semiestruturadas a testemunhas privilegiadas e, num segundo momento, pretendemos investigar um projeto comunitário concreto que utiliza nas suas práticas a música como elemento de intervenção social. Falamos da Orquestra (In)quieta. Relativamente a este projeto, que se estabelecerá como o nosso estudo de caso, pretendemos comprovar se o mesmo se constitui num projeto de Animação Musical, investigando o seu funcionamento/características e analisando, por um lado, o discurso dos promotores da Orquestra (In)quieta, justamente para obtermos toda a informação sobre a essência e objetivo do projeto (através da aplicação de entrevistas semiestruturadas) e, por outro lado, perceber a opinião dos intervenientes da Orquestra (In)quieta quanto à importância e impacto do projeto no seu próprio desenvolvimento pessoal e coletivo (através da aplicação de questionários). Será com os resultados desta dissertação que apelamos para o invento de novas investigações nesta área, fortalecendo um conhecimento informado sobre a Animação Musical.
It will be undeniable that the links between music and community development are materialized in a process of sharing knowledge and mutual learning, social interaction, cultural understanding and, above all, participation, where the opening of access possibilities to musical exploration and creation are translated into fundamental configurations to be taken into account when planning an intervention project that involves the participation of people and groups. It is in this environment that Musical Animation appears, which given its characteristics, can guide the entire process of artistic approximation and Sociocultural transformation. Accordingly, to the concept of Sociocultural Animation and looking at its mission as a matter of Educational Sciences, we recognize that this field is assumed as a didactic of participation, in other words, its aim is to promote participatory processes with people. Therefore, the concept of Musical Animation, being intrinsically linked to the concept of Sociocultural Animation, should support the same purpose. Consequently, moving away from a critical and uninformed ideology and a pejorative baggage that accompanies Musical Animation, we intend, through a theoretical and exploratory qualitative study, to identify the characteristics of this musical area, through bibliographic research and the application of semi-structured interviews with privileged witnesses and, in a second moment, to investigate a specific community project that uses music as an element of social intervention in its practices. We are talking about the Orquestra (In)quieta. In regards to this project, which will be established as our case study, we intend to prove if it constitutes a Musical Animation project, investigating its functioning/characteristics and understanding, on the one hand, the speech of the promoters of the Orquestra (In)quieta, precisely to obtain all the information about the essence and purpose of the project (through the application of semi-structured interviews) and, on the other hand, to understand the opinion of the Orquestra (In)quieta stakeholders regarding the importance and impact of the project on their own personal and collective development (through the application of questionnaires). We will take in account the results of this dissertation to appeal to the invention of new investigations in this area, strengthening an informed knowledge about Musical Animation.
Descrição
Dissertação apresentada por Luís Filipe Ventura Carvalho à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação – Especialização de Animação Sociocultural
Palavras-chave
Animação Musical , Animação Sociocultural
Citação