Comunicação de moda nas Plataformas Online – o caso da Wonther

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O relatório doravante apresentado é o culminar do estágio curricular executado na instituição Wonther, na sequência do Mestrado em Ciências da Comunicação. Este teve a duração de seis meses e o primeiro objetivo do relatório é descrever as atividades desenvolvidas durante esse período. Para o estágio, foram definidos objetivos, tanto gerais como específicos. Como objetivos gerais: aprender a gerir redes sociais; aplicar os conhecimentos teóricos e estudar o comércio online de joias. Como objetivos específicos, definiram-se: reconhecer os valores transmitidos pela Wonther e descrever a forma de comunicação da mesma com o seu público. Neste contexto, e tendo em conta o estágio realizado, o relatório desenvolve uma componente empírica de investigação, subordinada ao tema “comunicação de moda nas plataformas online”, para o qual se definiu a seguinte pergunta de investigação: como é que a marca Wonther comunica moda através das plataformas online? Neste sentido, esta investigação pretende alcançar os seguintes objetivos: estudar a forma como a comunicação online aborda a moda; identificar o impacto das redes socias no mundo da moda; averiguar as diferentes formas de comunicar moda; caraterizar as plataformas online; e compreender o impacto do comércio online. Para alcançar estes objetivos, foram aplicadas entrevistas às quatro colaboradoras da empresa e 209 inquéritos por questionário ao público em geral, com idades entre menos de 20 e mais de 50 anos. A partir dos resultados obtidos demonstra-se como a Wonther atua no seu mercado, como comunica moda e de que forma, e entende-se como os consumidores encaram as plataformas e as vendas online, assim como a moda nas plataformas online.
The report hereafter presented is the culmination of the curricular internship, of master’s in Sciences of Communication, carried out at Wonther. This internship lasted six months and the first objective of the report is to describe the activities carried out during this period. For the internship, objectives were defined, both general and specific. As general objectives: learn to manage social networks; apply theoretical knowledge and study the online jewelry trade. As specific objectives, the following were defined: recognizing the values transmitted by Wonther and describing the way of communicating with its audience. In this context, and considering the internship carried out, the report develops an empirical research component, under the theme "fashion communication on online platforms", for which the following research question was defined: how does Wonther communicate fashion through online platforms? In this sense, this investigation intends to achieve the following objectives: to study how online communication approaches fashion; identify the impact of social networks on the fashion world; find out the different ways of communicating fashion; characterize online platforms; and understand the impact of online commerce. To achieve these objectives, interviews were carried out with the company's four employees and 209 questionnaire surveys were carried out to the general public, aged between less than 20 and over 50 years old. From the results obtained, it is possible to demonstrate how Wonther operates in its market, how it communicates fashion and in what way, and understands how consumers face online platforms and sales, as well as fashion on online platforms.
Descrição
Relatório de Estágio apresentado à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação
Palavras-chave
Comunicação , Plataformas online
Citação