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Title: Impacto dos rankings nas práticas da Organização Escolar Pública Portuguesa
Authors: Pinheiro, Maria Luísa Moreira de Magalhães
Advisor: Carvalho, Maria João Cardoso de
Keywords: rankings
exames nacionais
Issue Date: 11-Feb-2022
Abstract: Os rankings despertam, desde a sua primeira divulgação, em 2001, opiniões diversas, justificadas, por vários autores com a sua ambiguidade face aos critérios do que se avalia, facto que tem suscitado, de forma continuada, o interesse e a reflexão de decisores políticos, de gestores escolares, docentes, encarregados de educação e do público em geral. A discussão sobre os mesmos ganha cada vez mais ênfase, sobretudo porque passaram a ser percecionados como um instrumento de avaliação da qualidade escolar fiável e credível, num contexto em que o tema da avaliação da qualidade das escolas é cada vez mais incontornável, no atual panorama educativo. O objetivo geral da nossa investigação consiste em investigar como se desenvolvem as práticas da organização escolar no contexto da pressão dos rankings com o propósito de verificar se esta interfere com o contexto organizacional em que os docentes se movem e se este, por sua vez, condiciona a forma de agir dos professores e da escola em que trabalham. Para o efeito realizamos um estudo que se enquadra no paradigma qualitativo e na abordagem interpretativa, tendo-se optado pelo estudo de caso, uma escola pública da região Norte de Portugal, como estratégia de investigação. A recolha de dados foi feita com recurso às técnicas de questionário, entrevista, e análise documental. Os dados foram tratados através da análise estatística e de conteúdo. A investigação revelou que a aceção da escola como um espaço de aprendizagem participado, integrador, pautado pela exigência e por aprendizagens efetivas e significativas nas áreas de competência consignadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho), plasmada no Projeto Educativo, tende a ficar comprometida, na medida em que os participantes reconhecem que o acompanhamento mais individualizado dos alunos com mais dificuldades se torna difícil em disciplinas com exame nacional. Constata-se que pressionados pelos resultados e preocupados com a imagem da escola, aos professores falta tempo e disponibilidade para atender à diferença e ao particular; à experimentação de novos métodos e estratégias para poder responder, de acordo com o compromisso de uma escola inclusiva, promotora da equidade e da democracia. Acresce ainda o facto de os professores reconhecerem a necessidade de adotar práticas de gestão do currículo que potenciem o sucesso dos alunos nos exames, pelo que tendem a ensinar para o que consideram que vai ser perguntado nos exames e a adotar instrumentos de avaliação (designadamente testes sumativos) procurando praticamente replicar o ambiente de exame.
The Impact of Rankings on the Practices of the Portuguese State School Organization The literature review allows us to state that the rankings arouse, since their first release, in 2001, diverse opinions, justified by various authors with their ambiguity regarding the criteria of what is evaluated, a fact that has continuously raised the interest and reflection of policy makers, school managers, teachers, guardians, the media and the public in general. The discussion about them gains more and more emphasis, especially because they have come to be perceived as a reliable and credible instrument for assessing school quality, in a context in which the theme of assessing the quality of schools is increasingly unavoidable, in the current educational scenario. Thus, this study intends to investigate how school organization practices are developed in the context of ranking pressure to verify whether this interferes with the organizational context in which teachers move and whether this, in turn, conditions the way teachers and their school act and work. The research project prepared for this purpose fits into the qualitative paradigm and the interpretive approach, having opted for the singular case study as research strategy. Once the case was selected – a public school in the North region – data were collected using questionnaire, semi-structured interviews and document analysis techniques. Data were treated through content analysis. The investigation revealed that the perception of the school as a participative, integrative learning space, guided by the requirement and by effective and significant learning in the areas of competence contained in the Profile of Students after Leaving Compulsory Education, shaped in the PE, tends to be compromised, as the participants recognize that more individualized monitoring of students with more difficulties becomes difficult. It appears that, pressured by the results and concerned with the school's image, teachers lack time and availability to address the difference and the particular; experimenting with new methods and strategies to respond, in accordance with the commitment of an inclusive school, promoting equity and democracy. Furthermore, teachers recognize the need to adopt curriculum management practices that enhance student success on exams, so they tend to teach for what they think will be asked in exams and to adopt assessment instruments (namely summative tests) seeking to practically replicate the examination environment.
Description: Tese de Doutoramento apresentada no âmbito do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
URI: http://hdl.handle.net/10348/11229
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:DEP - Teses de Doutoramento
TD - Teses de Doutoramento

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