Ética e desenvolvimento moral em crianças e jovens em risco

Data
2022-03-23
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O desenvolvimento moral abrange diferentes conceções de acordo com a perspetiva teórica que se adota. Ora é considerado um “assunto do coração”, ora um assunto da influência direta do meio, ora um “assunto da razão”. De forma a compreender-se e refletir sobre a temática, realizou-se uma revisão sistemática da literatura baseada em autores e estudos pioneiros sobre o desenvolvimento moral. Tendo em conta os critérios de inclusão e exclusão estipulados, foram selecionados 13 documentos. As principais conclusões prendem-se com o facto de a perspetiva estrutural-construtivista propor critérios mais racionais acerca da moralidade e do desenvolvimento moral, além de ser a que mais se adequa a uma perspetiva de desenvolvimento individual e a que mais permite visionar a transformação da sociedade, através de uma educação para a justiça baseada na promoção do raciocínio moral e na vivência em comunidade justa, em que o respeito pelo eu, pelo outro e pelos princípios passam a ser uma preocupação.
Depending on the theoretical perspective used, moral growth can cover a variety of concepts. It is regarded as an "issue of the heart" at times, a "matter of direct environmental impact" at other times, and a "matter of reason" occasionally. A thorough literature study focused on authors and pioneering research on moral growth was conducted to understand and reflect on the subject. Thirteen papers were selected based on the predetermined inclusion and exclusion criteria. The major findings come from the structural-constructivist perspective's proposal of more logical morality and moral growth standards, apart from being the one that best suits an individual development perspective, it is also the one that best allows us to envision the transformation of society through a justice education based on the promotion of moral reasoning and living in a fair community where respect for oneself, one's neighbor, and one's principles became a concern.
Descrição
Dissertação de Mestrado apresentada para a obtenção do Grau de Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Desenvolvimento moral , perspetiva estrutural-construtivista
Citação