Interação natural gamificada em ambientes de realidade virtual multiutilizador

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A reabilitação tem-se assumido como um tema atual especialmente pelo envelhecimento da população. O rápido desenvolvimento da tecnologia, associado a estratégias de gamificação e captura de gestos, potencia a criação de plataformas com a capacidade de gerar um ambiente imersivo no qual a realização dos exercícios de reabilitação é encarada pelo utilizador não como uma tarefa, mas sim como uma atividade lúdica. Mais ainda, existe a possibilidade de os exercícios serem realizados num ambiente multiutilizador mesmo que, na realidade, o utilizador esteja sozinho. O âmbito do projeto VReability tem como objetivo o desenvolvimento de um protótipo funcional de captura e representação de gestos em ambientes imersivos 3D, esta dissertação está integrada neste projeto, focando-se na especificação e desenvolvimento da componente gráfica de interação com o utilizador. O protótipo desenvolvido comprova que é possível a criação de uma plataforma como anteriormente descrita, com uma arquitetura distribuída em hardware de baixo custo, ainda que sejam necessários refinamentos para melhorar certos aspetos relacionados com os movimentos representados no ambiente imersivo 3D.
Rehabilitation has become a current issue, especially due to the aging of the population. The rapid development of technology, associated with gamification strategies and gesture capture, enables the creation of platforms with the ability to generate an immersive environment in which the realization of rehabilitation exercises is seen by the user not as a task, but as a playful exercise. Furthermore, there is the possibility that the exercises can be performed in a multi-user environment even if, in reality, the user is alone. The scope of the VReability project consists in the development of a functional prototype for capturing and representing gestures in immersive 3D environments, however this dissertation focuses solely on the graphical component of user interaction. The developed prototype demonstrates that it is possible to create a platform as described above, with an architecture distributed in low-cost hardware, although several refinements are needed to improve certain aspects related to the movements represented in the immersive 3D environment.
Descrição
Dissertação de Mestrado elaborada para a obtenção de grau de Mestre em Engenharia Informática
Palavras-chave
gamificação , interação natural
Citação