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Title: A qualidade e a acessibilidade aos serviços de saúde no Hospital Municipal de Porto Amboim - Angola
Authors: Manuel, Isabel de Andrade
Advisor: Pereira, Maria da Conceição Alves Rainho ...
Monteiro, Maria João Filomena Dos Santos Pinto
Keywords: ualidade
Acessibilidade
Issue Date: 17-Dec-2021
Abstract: Esta dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado de Gestão dos Serviços de Saúde e foi desenvolvido no Hospital Municipal de Porto Amboim- Angola, tem como foco a qualidade e a acessibilidade dos serviços de saúde no hospital municipal. Este trabalho subdividiu-se em dois momentos, o primeiro momento com a revisão da literatura científica que releva a importância da qualidade dos serviços de saúde e a acessibilidade aos mesmos. No segundo momento, realizou-se um estudo transversal, descritivo, correlacional e de natureza quantitativa que pretende analisar a perceção da qualidade dos Serviços da Unidade de Saúde no Hospital Municipal de Porto Amboim, bem como, analisar quais as dimensões que melhor explicam a qualidade dos serviços percecionada pelos utentes na consulta externa do referido hospital e relacionar as dimensões da qualidade dos serviços percecionada pelos utentes com os indicadores de acessibilidade à consulta externa do hospital municipal de Porto Amboim. Foi aplicado um questionário de satisfação, adaptado do ServQual, que aborda os dados sociodemográficos e socioprofissionais (idade, género, estado civil, nível de escolaridade, situação profissional), 19 declarações, que permitem avaliar a perceção dos utentes acerca da qualidade dos serviços através de amplitude das respostas que variam de 1 a 7, englobando cinco dimensões: Fiabilidade; Competência/ Prontidão, Segurança, Empatia e Tangibilidade. E a última parte, trata das questões sócio organizacional e geográfica. O questionário foi respondido por 244 utentes do Hospital Municipal de Porto Amboim, dos quais 128 são do sexo feminino e 116 do masculino, com idades igual ou superior aos 18 anos, e que concordaram em participar voluntariamente, assinando o consentimento informado. Os participantes do estudo apresentaram uma perceção baixa quanto à Qualidade dos Serviços de Saúde (M = 3,0). Os resultados obtidos em cada dimensão do construto da Qualidade dos Serviços de Saúde sugerem que em nenhuma dimensão os participantes percecionam uma boa qualidade, sendo que a dimensão Competência apresenta a pontuação mais baixa (M = 2,93) e, a dimensão Tangibilidade apresenta a pontuação mais elevada (M = 3,30). Os resultados relativos à variável indicador de Acessibilidade dos Serviços de Saúde, mais especificamente, tempo de duração do atendimento, possibilitam verificar a se existem diferenças estatisticamente significativas ao nível da perceção da Qualidade dos Serviços de Saúde (F (2, 241) = 3.51; p = .031) nos diferentes grupos (Insuficiente, Regular, Suficiente), o que indica que os participantes que consideraram Regular o tempo de duração do atendimento percecionam uma maior Qualidade dos Serviços de Saúde (M = 3.30; DP = 1.05) comparativamente com os participantes que a consideraram Insuficiente (M = 2.93; DP = 1).
This dissertation was carried out within the scope of the Master of Health Services Management and was developed at the Municipal Hospital of Porto Amboim - Angola, focusing on the quality and accessibility of health services at the municipal hospital. This work was divided into two moments, the first with a review of the scientific literature that highlights the importance of the quality of health services and their accessibility. In the second moment, a cross-sectional, descriptive, correlational, and quantitative study was carried out, which aims to analyse the perception of the quality of the Services of the Health Unit at the Municipal Hospital of Porto Amboim. Analyse which dimensions explain the quality of the services perceived by the users in the external consultation of the referred hospital and to relate the dimensions of the quality of the services perceived by the users with the indicators of accessibility to the external consultation of the municipal hospital of Porto Amboim. A satisfaction questionnaire, adapted from ServQual, was submitted, to evaluate socio-demographic and socio-professional data (age, gender, marital status, educational level, professional situation), 19 statements, which allow to assess users' perception of the quality of services through range of responses ranging from 1 to 7, encompassing five dimensions: Reliability; Competence / Readiness, Security, Empathy and Tangibility. And the last part, deals with socio-organizational and geographic issues. The questionnaire was answered by 244 users of the Municipal Hospital of Porto Amboim, of whom 128 are females and 116 males, aged 18 years or over, and who agreed to participate voluntarily, signing the informed consent. Study participants had a low perception of the Quality of Health Services (M = 3.0). The results obtained in each dimension of the Health Services Quality construct suggest that in no dimension do the participants perceive a good quality, with the Competence dimension having the lowest score (M = 2.93) and the Tangibility dimension presenting the highest score (M = 3.30). The results related to the Health Services Accessibility indicator variable, more specifically, duration of care, make it possible to verify whether there are statistically significant differences in the perception of the Quality of Health Services (F (2, 241) = 3.51; p = .031) in the different groups (Insufficient, Regular, Sufficient), which indicates that the participants who considered Regular care duration perceive a higher Quality of Health Services (M = 3.30; SD = 1.05) compared to the participants who considered it insufficient (M = 2.93; SD = 1).
Description: Dissertação desenvolvida e apresentada à Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, com o propósito de obtenção de grau de Mestre em Gestão dos Serviços de Saúde
URI: http://hdl.handle.net/10348/11291
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DESG - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

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