Avaliação do impacto que as estações de carregamento de veículos elétricos têm na qualidade da energia elétrica

Data
2022-05-11
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Os veículos elétricos (VE’s) estão a crescer em popularidade como uma alternativa credível aos veículos a combustão, e para que tal crescimento continue é necessário que o investimento de recursos seja continuamente crescente também. Esta dissertação tem o intuito de estudar quais os impactos e posteriores alterações que as estações de carregamento de veículos elétricos (ECVE) geram numa rede elétrica, pois atualmente os veículos elétricos têm ganho um relevo fundamental no que diz respeito à circulação automóvel, e se tal continuar a suceder-se será necessária a construção de mais estações de carregamento nas redes elétricas, sendo preciso saber quais as alterações a serem esperadas para uma melhor compreensão e até mesmo para a resolução de problemas que poderão surgir. Com o intuito de contextualizar os objetos de estudo desta dissertação, começa-se por fazer uma introdução teórica onde primeiramente é feita uma análise à mobilidade elétrica, sendo na mesma referidas as vendas de veículos elétricos ultimamente, comparando a sua variação entre BEV com PHEV. A qualidade de energia ´e um parâmetro onde estão implícitas várias distorções como por exemplo a distorção harmónica que é influenciada pelas ECVE, sendo nesta dissertação estudado quais os seus indicadores e as suas consequências, na qualidade de energia estão inseridas também as medidas mitigadoras onde nesta dissertação são evidenciados os filtros, sendo estes ativos ou passivos. A parte prática da dissertação ou seja, os casos de estudo são baseados na implementação de conversores estáticos em redes elétricas. Será estudado os impactos destes conversores com a ajuda do MatLab, para uma melhor compreensão do impacto das estações de carregamento nas redes elétricas.
Electric vehicles (EV’s) are growing in popularity as a credible alternative to combustion vehicles, and for such growth to continue, resource investment needs to be continuously increasing as well. This dissertation aims to study the impacts and changes that electric vehicle chargers generate in an electric grid, because in recent years there has been a very large increase in electric vehicles circulating and if this continues to happen, it will be necessary to build more charging stations on the grids, and it is necessary to know what changes to expect for a better understanding and even for solving problems that may arise. In order to contextualize the objects of study of this dissertation, beginning by making a theoretical introduction where firstly an analysis is made of electric mobility, in which the sales of electric vehicles are referred to lately, comparing its variation between BEV and PHEV. The power quality is an essential parameter because it includes the harmonic distortion that is what makes charging stations viable or not, in this dissertation mitigating measures and the filters are evidenced, being these active or passive, the filters used in the case studies were the passive filters. The practical part of the dissertation, that is, the case studies are based on the implementation of static converters in electrical grids, the impacts of these converters will be studied with the help of MatLab, for a better understanding of the impact of charging stations on electrical grids.
Descrição
Dissertação submetida à UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO para obtenção do grau de MESTRE em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Palavras-chave
veículos elétricos , distorção
Citação