Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/11328
Title: A Satisfação profissional dos Enfermeiros em Unidades de Obstetrícia
Authors: Ribeiro, Ana Raquel Romão
Advisor: Figueiredo, Anabela Martins Pinto de
Sousa, Maria do Carmo Martins Pires E
Keywords: Satisfação profissional
Enfermeiros
Issue Date: 6-Jun-2022
Abstract: ntrodução: Este relatório inclui uma descrição detalhada das atividades realizadas e competências desenvolvidas no Estágio de Natureza Profissional do Mestrado de Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, tendo por base a analise critico-reflexiva e a evidência cientifica nas áreas de intervenção. Neste estágio, pretendeu-se desenvolver competências específicas e comuns, preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros, no âmbito da prestação de cuidados, da formação contínua, da gestão e da investigação. Para o desenvolvimento das competências de investigação optamos por um estudo sobre a satisfação profissional dos enfermeiros, tendo em conta que um maior nível de satisfação destes profissionais se associa a um aumento da qualidade e da segurança dos cuidados prestados. Objetivo: Desenvolver competências na prestação de cuidados em enfermagem de saúde materna e obstétrica; avaliar o nível de satisfação profissional dos enfermeiros em unidades de obstetrícia e verificar a relação de alguns fatores com o nível de satisfação profissional. Metodologia: Avaliação, planeamento e intervenção de enfermagem dirigida à mulher, parturiente, feto, recém-nascido e acompanhante. O estudo é analítico-correlacional e transversal. Os dados foram obtidos a partir de um questionário construído para o efeito e a aplicação da Escala Satisfação Enfermeiros Trabalho (ESET). Foram salvaguardados os aspetos éticos. A população foi constituída por 34 enfermeiros que exercem funções em serviços de obstetrícia de um centro hospitalar na região Norte do país. Os dados foram submetidos a analise estatística descritiva e inferencial, com recurso ao programa SPSS versão 26. Resultados: Das competências adquiridas evidenciam-se as relacionadas com o cuidar da mulher, inserida na família comunidade, durante o trabalho de parto e parto. A satisfação profissional global é positiva (3,21 ± 0.69). As dimensões em que os participantes revelaram uma maior satisfação foram a satisfação com a valorização profissional e a satisfação com os colegas. Os fatores que revelaram uma relação estatística significativa com a satisfação profissional foram as condições de segurança, a comunicação na equipa e o local onde exercem funções. Conclusões: A aquisição das competências e a reflexão sobre as mesmas contribuiu para um desempenho autónomo e fundamentado na evidência cientifica. A satisfação profissional é uma variável essencial para o bem-estar, saúde e motivação dos profissionais, com implicações na qualidade dos cuidados prestados. Este grupo de enfermeiros encontrava-se globalmente satisfeito, porém alguns fatores revelaram ter uma relação significativa com o aumento destes níveis de satisfação, pelo que importa investir na sua valorização.
Introduction: This report includes a detailed description of the activities and skills developed during the Professional Internship of the Master's Degree in Maternal and Obstetric Health Nursing, based on a critical-reflective analysis and the scientific evidence in the areas of intervention. In this internship, the aim was to develop specific and common competencies, as recommended by the Portuguese Nurses' Association, in the areas of care provision, continuing education, management and research. For the development of research competencies, we chose a study on the nurses' job satisfaction, taking into account that a higher level of satisfaction among these professionals is associated with an increase in the quality and safety of the care provided. Objective: To develop skills in providing care in maternal health and obstetric nursing; to evaluate the level of job satisfaction of nurses in obstetric units and verify the relationship of some factors with the level of job satisfaction. Methodology: Assessment, planning and nursing intervention directed at the woman, parturient, fetus, newborn and attendant. The study is analytic-correlational and cross-sectional. Data were obtained from a questionnaire designed for this purpose and the application of the Nurse Work Satisfaction Scale (ESET). Ethical aspects were safeguarded. The population was composed of 34 nurses who worked in midwifery services of a hospital center in the northern region of the country. Data were submitted to descriptive and inferential statistical analysis using the SPSS version 26 software. Results: Among the skills acquired, the ones related to caring for the woman, within the family and community, during labor and delivery are highlighted. The overall professional satisfaction is positive (3.21 ± 0.69). The dimensions in which participants showed the highest satisfaction were satisfaction with professional recognition and satisfaction with colleagues. The factors that showed a statistically significant relationship with job satisfaction were safety conditions, communication within the team, and the place where they work. were safety conditions, communication within the team, and the place where they work. Conclusions: The acquisition of skills and the reflection on them contributed to an autonomous performance based on scientific evidence. Job satisfaction is an essential variable for the wellbeing, health and motivation of professionals, with implications in the quality of care. This group of nurses was globally satisfied, but some factors showed a significant relationship with the increase in these levels of satisfaction, thus it is important to invest in their enhancement.
Description: Dissertação de candidatura ao grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia do Consórcio Instituto Politécnico de Bragança/ Instituto Politécnico de Viana do Castelo/ Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
URI: http://hdl.handle.net/10348/11328
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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