Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/11329
Title: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Authors: Coelho, Miguel Ângelo Fernandes
Advisor: Saavedra, Francisco José Félix
Keywords: educação física
estágio pedagógico
Issue Date: 28-Apr-2022
Abstract: O presente relatório de estágio surge no âmbito do Estágio Pedagógico (EP), que integra o plano do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este relatório pretende ilustrar o percurso percorrido por um estudante estagiário ao longo do ano letivo 2019/2020, numa escola na cidade de Vila Real, inserido no Núcleo de Estágio, composto por mais três estudantes estagiários e por dois orientadores (Professora Cooperante e Professor Orientador). O ano de estágio apresenta-se como a última etapa da formação, onde o estudante é confrontado pela primeira vez com a realidade do seu futuro campo de atuação, revelando ser, por isso, o ano mais importante na construção de um novo professor. Este espaço formativo é vital para o futuro professor refletir sobre o seu trabalho com o intuito de melhorar as suas práticas, proporcionando aos alunos um desenvolvimento na aquisição de importantes princípios e valores. O principal objetivo das escolas é formar cidadãos responsáveis e autónomos, por meio de modelos inovadores que promovam o questionamento e a reflexão dos mesmos, pois a informação é aquilo que nos transmitem e o conhecimento apenas advém da reflexão crítica dessa informação (Fontana & Fávero, 2013). Negar as mudanças e não as aceitar é um risco para a docência. Nesse sentido, é necessário refletir sobre estas, uma vez que a sociedade se encontra em constante mutação. Os alunos mudaram, a escola é outra, portanto permanecer com as mesmas práticas não ajudará o aluno. Assim, o professor tem de exercer um papel crítico em relação à sua forma de atuar e em relação às suas práticas pedagógicas. Deste modo, enquanto professor estagiário tentei colocar em prática estes ideais, procurando sempre a motivação e o empenho dos alunos nas aulas. O documento apresentado demonstra um ano letivo incompleto devido à Pandemia COVID-19, no entanto, também apresenta um ano letivo repleto de experiências pessoais e reflexões.
The present report is part of the Pedagogic Training, which includes the plan of the 2nd cycle of studies leading to the degree of master’s in Physical Education in Elementary and High School at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). This report aims to illustrate the path taken by a trainee student during the academic year of 2019/2020, in a school in the city of Vila Real, integrated in a training group composed of three other trainee students and two supervisors (Cooperating teacher and Guiding Professor). The trainee year presents itself as the final stage of formation, where the student faces for the first time the reality of his future field of work, revealing, therefore, to be the most important year in the construction of a new teacher. This formative space is vital for the future teacher to reflect on his work to improve his practices, providing students with a development in the acquisition of important principles and values. The main objective of schools is to form responsible and autonomous citizens, through innovative models that promote their questioning and reflection, because information is what they transmit to us and knowledge only comes from critical reflection of that information (Fontana & Fávero, 2013). Denying changes and not accepting them is a risk to teaching, in this sense it is necessary to reflect on these, since society is constantly changing. Students have changed, the school is different now, and so remaining with the same practices will not help the students. Thus, the teacher must play a critical role in relation to their way of acting and in relation to their pedagogical practises. As a trainee teacher, I tried to put into practise these ideals, always seeking the motivation and commitment of the students in classes. The document presented shows an incomplete school year due to the COVID-19 Pandemic, however, it also presents a school year full of personal experiences and reflections.
Description: Relatório de estágio desenvolvido e apresentado à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/11329
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelMiguel Coelho.pdf
  Until 2023-04-28
1,04 MBAdobe PDFView/Open Request a copy
Dec Miguel Coelho.pdf
  Restricted Access
322,1 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Val Miguel Coelho.pdf
  Restricted Access
89,73 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.