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dc.contributor.authorEscola, Joaquim José Jacintopt_PT
dc.date.accessioned2022-07-28T14:29:42Z-
dc.date.available2022-07-28T14:29:42Z-
dc.date.issued2022-04-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/11339-
dc.descriptionDocumento correspondente ao Sumário Pormenorizado da lição, apresentada ao abrigo da e) do artigo 4º do Regulamento n.º 657/2016 (Regulamento das Provas de agregação da UTAD).pt_PT
dc.description.abstractA síntese da lição que agora apresentamos e que intitulámosComunicação Educativa: Fundamentos e Desafios, pretende realizar uma abordagem sobre a comunicação educativa, discutindo a importância da comunicação humana e das mediações tecnológicas que o progresso científico e tecnológico disponibiliza aos cidadãos. As tecnologias emergentes, marcadas pela novidade, provocam quase sempre reações entusiásticas, influenciando decisivamente a cultura, a educação, as relações. Propomo-nos apresentar uma proposta de comunicação educativa que, de forma sintética, explora quatro dimensões essenciais. À imagem da pragmática da comunicação (Watzlawick, Beavin & Jackson, 1967), organizámos não em cinco mas antes em quatro axiomas e que a seguir enunciamos: 1.º axioma): Não há educação sem comunicação; 2.º axioma): A comunicação educativa estabelece que existir e educar têm a mesma extensão, evidenciando o paralelismo entre existência e educação; 3.º axioma): Na comunicação educativa a comunicação objetiva potencia a passagem para a comunicação intersubjetiva; 4.º axioma): Os meios e recursos de ensino, de forma especial os recursos digitais, podem ter um papel muito relevante como mediações nos processos de comunicação ecomo facilitadores nos processos de construção do conhecimento.A situação pandémica que atinge o mundo colocou-nos perante dificuldades, receios, constrangimentos importantes que exigiam respostas urgentes. Partindo dos resultados de investigação presentes nos estudos de Marôco (2020), Silva & Ribeirinha (2020) e o da FENPROF (2020) identificámos um conjunto de desafios. O primeiro desafio resultante do contexto pandémico é o da articulação entre o ensino presencial e o ensino virtual. O segundo desafio está centrado na problemática da fratura digital, das situações de desigualdade efetiva que a ausência de dispositivos tecnológicos, condições de acesso à rede, e falta de literacia digital provocam nas possibilidades de aprendizagem e sucesso dos alunos.Oterceiro desafio tem que ver com as dificuldades de integração curricular de meios e recursos tecnológicos em contexto educativo por parte dos professores. Estudos mostram que não há uma prática consolidada e generalizada de integração das tecnologias noscontextos educativos. A situação mais evidente resultou da exigência de utilização de plataformas de ensino a distância.O quarto desafio prende-se com a necessidade de pensar a formação inicial para uma melhor e mais adequada integração das tecnologias, as metodologias que as apoiem mais eficientemente e o desenvolvimento da literacia digital de professores e alunos. Ainda que da Sumário pormenorizado de uma lição síntese 5/38análise dos estudos anteriormente citados tivéssemos identificado mais desafios, consideramos que estes são os que se revestem de um caráter mais urgente.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsclosedAccesspt_PT
dc.titleComunicação Educativa: Fundamentos e Desafios (Síntese da Lição para as provas de agregação em Ciências da Educação)pt_PT
dc.typeotherpt_PT
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