Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10348/11439
Title: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
Authors: | Soares, Nuno Ricardo Oliveira |
Advisor: | Aranha, Ágata Cristina Marques |
Keywords: | Educação física Estágio pedagógico |
Issue Date: | 21-Jul-2022 |
Abstract: | O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no plano de estudos do 2.º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para a obtenção de grau de Mestre e teve como intuito descrever as vivências enquanto professor estagiário ao longo do ano letivo 2020/2021 na escola E.B. 2,3 Miguel Leitão de Andrada em Pedrógão Grande.
O estágio pedagógico, enquanto parte integrante da formação inicial do professor, caracteriza-se como o momento decisivo de integração na prática docente, sendo o produto de todo o desenvolvimento formativo e de confronto, representando o ponto máximo de confrontação do futuro professor com a realidade do ensino.
O relatório da Prática de Ensino Supervisionada encontra-se dividido em cinco capítulos, desde a Introdução às Considerações Finais, passando pelo Enquadramento Biográfico e Institucional, à Organização e Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem e as Tarefas de Estágio Relação Meio-Escola.
O primeiro capítulo diz respeito ao Enquadramento Biográfico, onde apresento uma breve descrição acerca das minhas vivências, assim como das expectativas que tinha.
O segundo capítulo, retrata o Enquadramento Institucional, onde se encontram as características do estágio profisional, caracterização do meio e da escola onde este foi realizado, caracterização dos espaços/recursos de Educação Física, caracterização das turmas e o Estudo de Turma efetuado.
O terceiro capítulo aborda as diferentes tarefas de ensino-aprendizagem realizadas, abordando temas como o Planeamento Anual, as Unidades Didáticas, os Planos de Aula e a Avaliação. Este capítulo aborda também a Prática de Ensino Supervisionada, referenciando as técnicas de intervenção pedagógica utilizadas.
O quarto capítulo, intitulado de Tarefas de Estágio de Relação Escola-Meio, retrata a participação em atividades em que me envolvi durante o ano de estágio e também o motivo da interrupção das atividades, face à pandemia.
Por último, serão referidas as considerações finais, onde se encontra a reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada, confrontando o que aprendi com o que senti e a sua importância para o meu futuro profissional e pessoal. This document is part of the Pedagogical Internship, integrated in the study plan of the 2nd Cycle of Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Vila Real. This document is presented as a requirement for obtaining a Master's degree and was intended to describe the experiences as a trainee teacher throughout the 2020/2021 school year at the E.B. 2,3/Sec Miguel Leitão de Andrada school in Pedrógão Grande. The pedagogical internship, as an integral part of initial teacher education, is characterized as the decisive moment of integration in teaching practice, being the product of all training development and confrontation, representing the maximum point of confrontation of the future teacher with reality of teaching. The Supervised Teaching Practice report is divided into five chapters, from the Introduction to the Final Considerations, through the Biographical and Institutional Framework, the Organization and Management of the Teaching-Learning Process and the Internship Tasks in the Middle-School Relationship. The first chapter concerns the Biographical Framework, where I present a brief description about my experiences, as well as the expectations I had. The second chapter portrays the Institutional Framework, where the characteristics of the professional internship are found, characterization of the environment and the school where it was held, characterization of Physical Education spaces/resources, characterization of the classes and the Class Study carried out. The third chapter addresses the different teaching-learning tasks performed, covering topics such as Annual Planning, Teaching Units, Lesson Plans and Assessment. This chapter also addresses the Supervised Teaching Practice, referring to the pedagogical intervention techniques used. The fourth chapter, entitled School-Environment Internship Tasks, portrays the participation in activities I was involved in during the internship year and also the reason for the interruption of activities, given the pandemic. Finally, the final considerations will be mentioned, where the reflection on Supervised Teaching Practice is found, comparing what I learned with what I felt and its importance for my professional and personal future. |
Description: | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | http://hdl.handle.net/10348/11439 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | DCDES - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
decsoares.pdf | 377,05 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open | |
valsoares.pdf | 254,99 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open | |
tesesoares.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.