O jogo como estratégia para a aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico

Data
2022-07-28
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Resumo
Nos dias de hoje é ainda frequente depararmo-nos com insucesso escolar e desmotivação dos alunos para a aprendizagem da matemática. Neste contexto cabe aos professores a difícil tarefa de tornarem as suas aulas mais apelativas e interessantes de forma que os seus alunos possam sentir-se mais motivados e disponíveis para a aprendizagem da matemática. A integração e utilização do jogo pode constituir-se como uma estratégia, tendo em conta o seu carater lúdico e familiar de forma a tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, despertando o interesse dos alunos para a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Tendo optado por esta temática, este relatório final da Prática de Ensino Supervisionada visa analisar e refletir sobre a utilização do jogo em contexto de sala de jardim de infância e sala de aula, como estratégia para a aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como pôr em evidência as suas potencialidades e dificuldades associadas à sua utilização. O trabalho está desenvolvido em duas grandes partes: uma primeira parte de cariz mais teórico, onde analisamos autores de referência na área sobre a importância da integração do jogo na aprendizagem da matemática que nos possibilita fundamentar o trabalho; uma segunda parte, destinada à vertente prática, onde apresentamos uma descrição breve dos dois contextos onde realizamos a Prática de Ensino Supervisionada, bem como as atividades desenvolvidas nestes dois contextos. Aqui foi nossa intenção proporcionar aos alunos várias experiências didáticas que tenham por base diferentes jogos já existentes no mercado ou outros adaptados e /ou construídos por nós.
Nowadays, it is still common to face school failure and students' lack of motivation to learn mathematics. In this context, teachers have the difficult task of making their classes more appealing and interesting so that their students can feel more motivated and receptive to learning mathematics. The integration and use of the game can become a strategy due to its playful and familiar character in order to make the classes more dynamic and attractive, arousing the students' interest in learning mathematical content. Having chosen this theme, this final report on Supervised Teaching Practice will aim to analyze and reflect on the use of the game in the context of a kindergarten / classroom, as a strategy for learning mathematics in Pre-School Education and in 1st Cycle of Basic Education, as well as highlighting its potential and difficulties associated with its use. The work will be developed in two main parts: a first part that will be of a more theoretical nature, where we will analyze leading authors in the area on the importance of integrating the game in the learning of mathematics that will enable us to base the work; a second part, aimed at the practical aspect, where we will present a brief description of the two contexts where we will carry out the Supervised Teaching Practice, as well as the activities developed in these two contexts. Here it is our intention to provide students with various didactic experiences based on different games already on the market or others adapted and / or built by us.
Descrição
Relatório Final de Estágio com caráter dissertativo, apresentado à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de acordo com o Decreto-Lei n.º 74/2006 (modificado pelos decretos-lei 107/2008, de 25 de junho, 230/2009, de 14 de setembro e 115/2013, de 7 de agosto), cujo plano de estudos é determinado pelo Aviso n.º 14339/2016 de 17 de novembro, segundo o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, assim como pelo Regulamento n.º 658/2016, de 13 de julho, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Jogo , Aprendizagem da matemática
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