Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/1404
Title: (In) Sucesso Escolar – Quais os anos de escolaridade mais problemáticos? Estudo de Caso
Authors: Lopes, Vítor Arsénio Gomes
Advisor: Aranha, Ágata
Keywords: Insucesso escolar
Causas do insucesso escolar
Alargamento da escolaridade obrigatória
Retenções sucessivas
Issue Date: 2010
Abstract: O insucesso escolar deixou de ser um problema individual e passou a ser um problema social. Este problema pode agravar-se com a implementação da escolaridade obrigatória de 12 anos. Assim, é urgente identificar os anos de escolaridade onde existe mais reprovações e reconhecer as suas causas, tendo em vista minorar este problema. A nossa investigação é constituída por uma pesquisa documental e pela aplicação de questionários. Responderam ao questionário "CAUSAS DE SUCESSO E FACTORES DE ABANDONO ESCOLAR (FSE/CED/83442/2008)" a 127 alunos e 32 professores. O estudo revelou que nem os professores nem os alunos tem a percepção dos anos de escolaridade onde existe maior número de reprovações. Como principais causas que condicionam o sucesso escolar os professores elegeram o envolvimento e responsabilização dos pais e alunos na escola. Por seu lado, os alunos focalizam a sua atenção em factores de ordem motivacional e na necessidade de perceber a utilidade dos estudos.
Failure at school is no longer an individual problem and has become a social problem. This problem may worsen with the implementation of compulsory schooling to 12 years. It is therefore urgent to identify the years of schooling where there is more failures and recognize its causes in order to alleviate this problem. Our research consists of a documentary research and questionnaires. Responded to the questionnaire "CAUSES AND FACTORS OF SUCCESS dropout (FSE/CED/83442/2008)" to 127 students and 32 teachers. The study revealed that neither teachers nor students have the perception of years of schooling where there is a higher number of failures. As main causes that influence the success elected school teachers' involvement and responsibility of parents and students in school. For its part, the students focused their attention on factors of a motivational and the need to understand the usefulness of the studies.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de educação física nos ensinos básicos e secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/1404
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_vaglopes.pdf233,47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.