(In) Sucesso Escolar – Quais os anos de escolaridade mais problemáticos? Estudo de Caso

Data
2010
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O insucesso escolar deixou de ser um problema individual e passou a ser um problema social. Este problema pode agravar-se com a implementação da escolaridade obrigatória de 12 anos. Assim, é urgente identificar os anos de escolaridade onde existe mais reprovações e reconhecer as suas causas, tendo em vista minorar este problema. A nossa investigação é constituída por uma pesquisa documental e pela aplicação de questionários. Responderam ao questionário "CAUSAS DE SUCESSO E FACTORES DE ABANDONO ESCOLAR (FSE/CED/83442/2008)" a 127 alunos e 32 professores. O estudo revelou que nem os professores nem os alunos tem a percepção dos anos de escolaridade onde existe maior número de reprovações. Como principais causas que condicionam o sucesso escolar os professores elegeram o envolvimento e responsabilização dos pais e alunos na escola. Por seu lado, os alunos focalizam a sua atenção em factores de ordem motivacional e na necessidade de perceber a utilidade dos estudos.
Failure at school is no longer an individual problem and has become a social problem. This problem may worsen with the implementation of compulsory schooling to 12 years. It is therefore urgent to identify the years of schooling where there is more failures and recognize its causes in order to alleviate this problem. Our research consists of a documentary research and questionnaires. Responded to the questionnaire "CAUSES AND FACTORS OF SUCCESS dropout (FSE/CED/83442/2008)" to 127 students and 32 teachers. The study revealed that neither teachers nor students have the perception of years of schooling where there is a higher number of failures. As main causes that influence the success elected school teachers' involvement and responsibility of parents and students in school. For its part, the students focused their attention on factors of a motivational and the need to understand the usefulness of the studies.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de educação física nos ensinos básicos e secundário
Palavras-chave
Insucesso escolar , Causas do insucesso escolar , Alargamento da escolaridade obrigatória , Retenções sucessivas
Citação