Caracterizar o perfil psicomotor de crianças com dificuldades de aprendizagem, com idades compreendidas entre 6 e 12 anos de idade

Data
2010
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Resumo
O objectivo deste estudo foi caracterizar o perfil psicomotor de crianças com Dificuldades de Aprendizagem (DA), com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade. Concebeu-se um estudo do tipo quasi-experimental, com a participação de 53 crianças (Média=17,85, ± 3,37), dividido em dois grupos, crianças com Dificuldades de Aprendizagem sem outra Especificação (DASE) e outro grupo com Dificuldades Especificas de Aprendizagem (DEA). Na recolha de dados utilizou-se um questionário biopsicosocial, para a recolha de dados: segundo a idade, o sexo, o tipo de classificação das DA, o número de retenções, e o nível de ensino. A Bateria Psicomotora de Fonseca (BPM) foi o instrumento utilizado para a caracterização do perfil psicomotor, segundo os seus factores: tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, estruturação espácio-temporal, praxia global e fina. Os dados foram tratados, através da estatística descritiva (média, desvio padrão, percentagem e frequência), o teste T de Student e o teste U - Mann- Whitney, para comparar os valores médios de realização dos grupos (DASE e DEA). Para percebermos a relação entre o perfil psicomotor final e as variáveis independentes, utilizamos a correlação de Pearson. Foi utilizada a regressão linear simples para verificar a influência do número de retenções no perfil psicomotor, tendo a idade como variável moderadora. Os resultados do nosso estudo permitiram-nos concluir que 67,9% das crianças observadas apresentam um perfil psicomotor Normal, 18,9% Dispraxico e 13,2% Bom. Foram detectadas diferenças entre perfil psicomotor segundo o sexo, bem como uma associação moderada nos factores número de retenções e idade. Verificamos a influência do número de retenções no perfil psicomotor de13,2%.
The main aim of this work is to characterise the psychomotor profile in children with learning disabilities (LD) with ages between 6 and 12 years old (n=53, Median=17,85, ± 3,37). An experimental study was made with two groups of students, the group with learning disabilities without any specification (LDNE) and the other group with Specific Learning Disabilities (SLD). In this study we used Questionário Biopsicosocial to obtain the information of the students (sex, age, LD classifications, school retentions, education level, and a Bateria Psicomotora to characterise the psychomotor profile, through the psychomotor factors. Was used a descriptive statistics, the Student’s T test, and the U - Mann-Whitney test, to compare the groups results. We used the Pearson relation to understand the relation that existed between the psychomotor profile and the independent variables, a simple linear regression to verify the school retentions influence in the psychomotor profile. The study results conclude that the 67,9% of the observed children presents a “Normal” psychomotor profile, 18,9% “Dispráxico” and 13,2% “Bom” psychomotor profile. We also detected differences between the groups, in the variable sex, a moderated positive association between the psychomotor profile and the variables: age and number of retentions in School. We observed that the number of retentions in School have a 13,2% of influence in the psychomotor profile.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação, na Área da Especialização em Desenvolvimento da Criança
Palavras-chave
Psicomotricidade , Perfil Psicomotor , Dificuldades de Aprendizagem , Psychomotricity , Psychomotor profile , Learning Disabilities
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