Escola a Tempo Inteiro: Actividades de Enriquecimento Curricular – Actividade Física e Desportiva. A sua implementação – Estudo realizado nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Baião: Agrupamento de Escolas - Eiriz.

Data
2011
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A medida da política educativa Escola a Tempo Inteiro, lançada no ano de 2005, introduziu alterações significativas nos modos de funcionamento das escolas e nos processos de organização do trabalho dos professores. No âmbito dessa medida, o estudo de que aqui damos conta foca-se na análise e na identificação da existência, ou não, das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), nomeadamente da Actividade Física e Desportiva (AFD), nas diversas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) do Concelho de Baião (Agrupamento de Eiriz), bem como de todos os procedimentos para a sua implementação. Numa primeira fase, foi requerido às onze escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, que constituem esse agrupamento, o preenchimento de um pequeno questionário, com o intuito de verificar quais as Actividades de Enriquecimento Curricular que têm lugar nessas escolas, bem como a existência ou não de Actividade Física e Desportiva. Numa segunda fase, inquirimos os professores de Actividade Física e Desportiva e o coordenador responsável das AEC-AFD. Após essa análise foi possível concluir que a autarquia local é a entidade promotora para o desenvolvimento das diversas Actividades de Enriquecimento Curricular e as escolas tiveram pouca ou nenhuma interferência na sua implementação. O facto de ser uma medida, relativamente recente, provocou, de início, alguma resistência, devido à rotura com a tipologia de monodocência, até então existente. No entanto, as principais dificuldades, estão na generalidade relacionadas com os espaços físicos, com o material necessário para as aulas e a articulação. Afigurar-se, pois, que o trilho a percorrer é longo e há ainda muito a fazer para a efectiva implementação das AEC, particularmente da Actividade Física e Desportiva.
The measure of the Educational Policy concerned Full-Time School, introduced in 2005, has brought significant changes to the way schools operate and to the organization processes of Teachers’ work. Under this measure, this work focuses on the analysis and identification of the existence or non-existence of Extra Curricular Activities (ECAs) and Enrichment Activities, in particular the Physical Activity amongst the several Basic Education Primary Schools of the Municipality of Baião (Schools Group of Eiriz), as well as all the procedures regarding its implementation. Firstly, it was asked to the eleven Primary Schools of the referred School Group to fill in a small questionnaire, in order to acknowledge which Extra Curricular Activities are taking place in those schools, as well as the existence or nonexistence of the Physical Activity. Secondly, we inquired Physical Activity teachers and the person responsible for the ECA-FA. Afterwards analysis, it could be concluded that the local autarchy is the promoting entity for the development of the Extra Curricular Activities and that the schools had little or no interference in their implementation. The fact that this is a relatively recent measure caused, at the beginning, some resistance due to a rupture with the until then existent typology of mono-teaching. However, the main difficulties are generally related with the school facilities, the equipment necessary to the classes and the study articulation. Appears, therefore, there is still a long way to go and much to do for an effective implementation of the ECA, in particular the Physical Activity.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Actividades de Enriquecimento Curricular , Actividade Física e Desportiva , 1º Ciclo do Ensino Básico
Citação