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Title: Jogos Reduzidos em Futebol: Efeitos da aplicação de um Programa de Ensino de Futebol, do Número de Jogadoras e do Encorajamento do Treinador ao nível Fisiológico, Percetivo, Cinemático e Técnico-Tático, em Alunas Universitárias
Authors: Esteves, Sandra Rodrigues
Advisor: Maçãs, Victor Manuel de Oliveira
Keywords: Futebol
Frequência Cardíaca
Velocidade
Jogos Reduzidos
Perceção Subjetiva do Esforço
Indicadores Técnico-Táticos
Issue Date: 2011
Abstract: O objetivo deste estudo consistiu na análise dos efeitos da aplicação de um programa de ensino de futebol (PEF), do número de jogadoras (NJ) e da aplicação do encorajamento do treinador (ET) nas componentes fisiológicas, percetivas, cinemáticas e técnico-táticas. A amostra foi constituída por doze alunas universitárias (idade 18.3±0.7 anos, peso 58.5±6.4 kg, altura 1.6± 0.1m, IMC 22.8 ± 1.7; média ± desvio padrão). Foram realizados quatro jogos reduzidos (JR) com os seguintes formatos: JR 6x6 no início do PEF; JR 4x4; JR 6x6 no final do PEF (sem ET) e JR 6x6 (com ET). Foi mantida uma área constante de jogo de 225m2/jogadora. Em todos os JR procedeu-se ao registo da Frequência Cardíaca (FC), das distâncias e velocidades, bem como à análise da perceção subjetiva do esforço. Os jogos foram filmados para posterior análise dos indicadores técnico-táticos (ITT). Para a análise dos dados recorreu-se à estatística descritiva e à análise inferencial, com utilização do student t-teste bem como do teste não paramétrico de Wilcoxon. Verificaram-se diferenças significativas (p<0.05) em todas as componentes, à exceção da FC. Os resultados evidenciam que a aplicação de um PEF provoca benefícios ao nível cinemático e técnico-tático. O NJ é a variável que exerce maior influência sobre as componentes analisadas. A redução do NJ promove o aumento da intensidade e da distância percorrida a baixa velocidade, bem como o aumento dos ITT. A aplicação de ET provoca um aumento da intensidade e da distância percorrida a velocidades mais elevadas, bem como o aumento do número de golos.
The aim of this study was to analyse the effects of a football teaching program (FTP), the number of players (NP) and coach encouragement (CE) on physiological, perceptive, kinematic and technical/tactic components. Twelve university students participated in this study (age 18.3 ± 0.7 years, weight 58.5 ± 6.4 kg, height 1.6 ± 0.1m, BMI 22.8 ± 1.7; mean ± standard deviation). Four small-sided games (SSGs) were applied: 6x6 at the beginning of FTP; 4x4; 6x6 at the end of FTP (without CE) and 6x6 (with CE). A constant pitch area of 225m2 per player was kept. During all SSGs the heart rate (HR), distance, speed and rating perceived exertion were recorded. The SSGs were recorded to further technical/tactical analysis. For data analysis we used the descriptive statistics and inferential analysis, using the student t-test and the Wilcoxon nonparametric test. Significant differences (p <0.05) were noticed in all components except for the HR. Results have shown that this FTP brings benefits to the technical/tactical and kinematic levels. The number of players is the variable which most influences the components analyzed. The reduction of the NP promoted the increased intensity and distance covered at a slow speed, as well as increased technical/tactical indicators. The use of CE increased the intensity and distance covered at higher speed, as well as the number of goals.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências do Desporto com Especialização em Jogos Desportivos Coletivos
URI: http://hdl.handle.net/10348/2132
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

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