Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/22
Title: Mercados electrónicos baseados em Agentes - uma abordagem orientada ao conhecimento considerando estratégias dinâmicas
Authors: Viamonte, Maria João Monteiro Ferreira
Advisor: Ramos, Carlos Fernando da Silva
Cardoso, José Carlos Silva
Keywords: Engenharia electrotécnica
Inteligência artificial
Modelo Multi-Agente
Mercado Electrónico
Issue Date: 2004
Abstract: A tese, aqui apresentada, propõe um modelo Multi-Agente para um Mercado Electrónico, no contexto do Comércio do tipo “Empresa com Consumidor”. Os Mercados Electrónicos atingiram uma complexidade e nível de sofisticação tão elevados, que tornaram inadequados os modelos de software convencionais. Tais mercados são caracterizados por serem abertos, dinâmicos e competitivos, e constituídos por várias entidades independentes e heterogéneas. Tais entidades desempenham os seus papéis de forma autónoma, seguindo os seus objectivos, reagindo às ocorrências do ambiente em que se inserem e interagindo umas com as outras. Foram estas características dos Mercados Electrónicos que conduziram ao projecto por nós desenvolvido, e aqui reportado, de um sistema Multi-Agente que representa um Mercado Electrónico. Os novos mercados devem, ainda, possuir mecanismos que lhes permitam exibir novas capacidades. Para tal, foi por nós usado o conceito de “conhecimento de mercado” que sustenta e apoia o comportamento estratégico dos Agentes Vendedores e Agentes Compradores. Foram identificadas as técnicas de Descoberta de Conhecimento capazes de gerar tal conhecimento e adequadas para utilizar em aplicações de Comércio Electrónico. Um dos aspectos fundamentais deste trabalho tem a ver com o estudo e desenvolvimento de estratégias dinâmicas, tanto para compradores como vendedores. Estas estratégias são apoiadas na análise do comportamento, exibido pelos diferentes intervenientes e sustentadas por informação de mercado, gerada com recurso a técnicas e ferramentas de Descoberta de Conhecimento. O projecto de modelação e desenvolvimento de um Mercado Electrónico com Agentes de software, MoDeMEAS, proposto nesta tese, é abordado como um processo estruturado, composto por um conjunto de passos identificados como fulcrais numa abordagem Multi-Agente ao Comércio Electrónico. Finalmente, foi também desenvolvido um sistema, denominado de ISEM (“Intelligent System for Electronic MarketPlaces”), que inclui as metodologias reportadas no presente trabalho e sobre o qual foram feitas várias experiências que permitiram tirar algumas conclusões significativas para o presente trabalho.
Through the thesis here reported, we are proposing a Multi-Agent Model for an Electronic Marketplace, in “Business-to-Consumer” context. Today Electronic Marketplaces are extremely complex and sophisticated, which becomes inadequate to use the conventional software models. These MarketPlaces are characterised to be open, dynamics, competitive, and composed by different independent heterogeneous entities. These entities develop their roles automatically, by following their business strategies, reacting and adapting to new environments as well as by interacting with other available entities. All these new Electronic MarketPlaces characteristics, led us to design and develop a project, here reported, of a Multi-Agent System for an Electronic MarketPlace. Innovative MarketPlaces should have mechanisms that can offer them the possibility to exhibit new capabilities. For that, we have used the “market knowledge” concept, which support the strategic behaviour of Buyer and Seller Agents. We also have identified the correct Knowledge Discovery techniques which are capable to generate the referred knowledge and also appropriate to use at Electronic Commerce applications. One of the fundamental aspects of this work is related with the development of dynamic strategies for Buyer and Seller Agents. These strategies are supported by the available capability of analysing different behaviours and based on “market knowledge” obtained with Knowledge Discovery tools. The modelling of an Electronic MarketPlace with software Agents, “MoDeMEAS”, has been proposed in this thesis, leading to a structured process, composed by a set of steps that we identified as essentials in a Multi-Agent approach to Electronic Commerce. Finally, an appropriate system was developed, named ISEM (Intelligent System for Electronic MarketPlaces), which includes and combines the methods reported in this thesis. ISEM has been used in several experiments, allowing to obtain conclusions for this work.
Description: Tese de Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
URI: http://hdl.handle.net/10348/22
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:OLD - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
phd_mjmfviamonte.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.