Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/2213
Título: Manchester United Soccer School (Vila Real Holiday Camp): monitorização de uma semana de treino com jogadores sub-14
Autor: Ferreira, José Miguel da Silva
Orientador: Maçãs, Víctor Manuel Oliveira
Palavras-chave: Futebol
Treino
Exercícios físicos
Frequência cardíaca
Velocidade
Distâncias percorridas
Data: 2011
Resumo: O objectivo deste estudo foi caracterizar e descrever o impacto do Holiday Camp do Manchester United Soccer School - Football By Carlos Queiroz em Vila Real, bem como a comparar os valores das variáveis distâncias percorridas, velocidades, frequências cardíacas em todos os exercícios do Holiday Camp. A taxonomia usada para a classificação dos exercícios foi segundo Queiroz (1986). Analisou-se uma amostra de cinco jogadores (13,4 ± 1,1 anos, 161,6 ± 1,81 cm de altura, 56,4 ± 7,09 kg de peso, e 21,4 ± 3,03 de IMC) pertencentes a diversos clubes de nível distrital. Através do Sistema de GPS Sport System SPI PRO e com o instrumento integrado Polar Team System foi efectuada a avaliação da frequência cardíaca, distâncias percorridas (parciais e totais) e da velocidade em todos os dias de treino segundo o tema a abordar e consequentemente em todos os exercícios aplicados (Complementares, Fundamental Forma I, Fundamental Forma II, Fundamental Forma III). Cada dia compreendia dois treinos abordando um tema específico (Controlo e condução de bola, drible, passe e recepção, Defesa United, Ataque United). A FCmáxima foi determinada pelo yo-yo intermitent recovery test (nível 1) e foram definidas 4 zonas de intensidade: Zona 1 (<75% FCmáx), Zona 2 (75-84% FCmáx), Zona 3 (85-89% FCmáx) e Zona 4 (> 90% FCmáx). Os principais resultados foram obtidos na comparação da FC entre exercícios existindo diferenças significativas (p <.05), nomeadamente entre as Zonas 1,2 e 3. Os exercícios Fundamentais Forma I foram os que menos intensidade demonstraram sendo os Fundamentais Forma II os mais intensos. Ao nível da Distância percorrida por exercício também se verificaram diferenças significativas (p<.05). Com base nos resultados, conclui-se que o treino deve ser baseado em exercícios Fundamentais Forma II e Forma III devido à sua intensidade ser muito próxima comparativamente à exigência do jogo, analogamente os Fundamentais Forma I revelam uma intensidade muito abaixo exigência do mesmo.
The aim of this study was to characterize and describe the impact of the Holiday Camp Manchester United Soccer School - Football By Carlos Queiroz in Vila Real, as well as compare the values of the variables distance traveled, speed, heart rates in all exercises of the Holiday Camp. The taxonomy used to classify the exercises was from Queiroz (1986). The study sample consisted in five players (13.4 ± 1.1 years, 161.6 ± 1.81 cm, 56.4 ± 7.09 kg, and BMI 21.4 ± 3.03) belonging to different clubs at the district level. Through Sport GPS System PRO SPI System and the Polar Team System integrated tool in the first, evaluation was conducted in heart rate, distances traveled (partial and total) and speed in all training days according to the theme and therefore in all applied exercises (Complementary, Form I, Form II, and Form III). Each day consisted of two training sessions addressing a specific theme (Control and driving of the ball, dribbling, passing and receiving, United Defense, Attack United). The HRmax was determined by the yo-yo intermittent recovery test (level 1) and were defined 4intensity zones: Zone 1 (<75% HRmax), Zone 2 (75-84% HRmax), Zone 3 (85-89% MHR ) and Zone 4 (> 90% MHR). The main results were obtained in terms of HR between exercise there were significant differences (p <.05), namely between Zones 1, 2 and 3. Exercises Fundamental Form I was the less intense and the Fundamental Form II showed that was the most intense. In terms of distance traveled per exercise are also significant differences (p <.05). Based on the results, it is concluded that training exercises should be based on Fundamental Form II and Form III because of its intensity compared to its close proximity to the requirement of the game, the Fundamental Form I similarly show a much lower intensity of the same requirement.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/2213
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
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