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Title: Avaliação-métodos e critérios: (in)justiça avaliativa na Disciplina de Educação Física: estudo de caso-Escola Básica 2,3 de S. Torcato
Authors: Marques, Rolando Ribeiro
Advisor: Aranha, Ágata Cristina Marques
Keywords: Educação física
Avaliação
Issue Date: 2011
Abstract: A justiça avaliativa é um tema que se encontra em debate há imenso tempo, sendo estudada por vários pesquisadores. Este tema suscita um grande motim, uma vez que se trata de um assunto delicado, porque agradar a todos de uma forma em geral é tarefa complexa. Nesta pesquisa bibliográfica vamos abordar temas que se encontram directamente relacionados com a avaliação escolar, sendo alguns deles, a Justiça Avaliativa, Métodos, Tipos e Critérios de Avaliação. Este trabalho foi realizado com o intuito de revelar qual a situação escolar em que nos encontramos, com a intenção de demonstrar qual a realidade dogmática existente nas escolas no dias que correm, e também com o intento de testemunhar se os alunos sofrem de injustiça avaliativa ou não, procurando desta forma mostrar quais os possíveis motivos que levam os alunos a se sentirem injustiçados. Para este efeito, foi elaborado um questionário com cinco questões, onde a cada uma está inerente uma funcionalidade. Na primeira questão poderemos verificar se os alunos sabem qual o método pelo qual são avaliados, na segunda questão podemos verificar se os alunos gostam dos métodos utilizados para os avaliar, na terceira questão podemos verificar se os alunos sentem que o método pelo qual são avaliados é justo, numa quarta questão poderemos verificar se os alunos acham justas as notas que lhes foram atribuídas e finalmente na última questão poderemos verificar se os alunos acham justas as notas que foram atribuídas aos seus colegas de turma. Os alunos inquiridos faziam parte da Escola Básica 2,3 de S. Torcato, referente ao ano lectivo de 2010/2011, pertenciam ao 7º, 8º e 9º ano de escolaridade, sendo constituída pelos dois géneros (masculino e feminino) e perfaziam um total de 310 elementos. Este inquérito foi aplicado no decorrer do 3º período do ano lectivo já referido, sendo preenchido de forma individual e confidencial, em que os resultados obtidos através dos mesmos foram analisados num honesto tratamento de dados. Após a apresentação e análise dos resultados obtidos através do inquérito aplicado, conseguimos colher algumas conclusões interessantes que se encontram expostas no capítulo VI.
The evaluative justice is a theme that is being discussed for a long time, being studied by several researchers. This theme raises a large riot, because this is a sensitive issue, because please everyone in a general way it is a complex task. In this bibliographic search we will cover topics that are directly related to school evaluation, being some of them, the Evaluative Justice, methods, types and evaluation criteria. This work has been done with the intention to reveal what the educational situation in which we find ourselves, in order to demonstrate how dogmatic reality existing in schools today, and also with the intent to testify if the students are suffering from injustice evaluative or not, trying in this way show what are the possible reasons that lead students to feel wronged. For this purpose, a questionnaire was drawn up with five questions, where each one is inherent a functionality. In the first question we can verify if the students know what the method by which they are evaluated, in the second question we can verify if the students like the methods used to assess, in the third issue we can check if students feel that the method by which they are evaluated is fair, a fourth question we can verify if the students think just the notes assigned to them and finally in the last question we can verify if the students find fair the notes were assigned to their classmates. Students surveyed were part of the Basic School 2,3 S. Torcato, covering the school year 2010/2011, belonged to the 7th, 8th and 9th grade, being constituted by two genders (male and female) and accounted for a total of 310 elements. This investigation was applied during the course of the 3rd period of the school year already referred above, being completed on an individually and confidentially, and the results obtained through them, analyzed through an honest treatment of data. After the presentation and analysis of the results obtained by the inquiry applied, we can reap some interesting conclusions which are set out in chapter VI.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/2218
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

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