A relação entre o sentimento de competência educativa parental, o apoio social, a autoestima e o rendimento escolar em alunos do ensino básico

Data
2011
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O sentimento de competência parental é definido como a perceção que os pais ou cuidadores possuem quanto à sua competência enquanto pais; e pode estar associado com o apoio social e a autoestima dos pais. Além disso, de acordo com diversos autores, as atitudes e o clima familiar influenciam o rendimento escolar dos filhos. Embora não esteja tão estudada, a relação entre o sentimento de auto-eficácia e satisfação do pai e da mãe pode também estar relacionado com o rendimento escolar dos filhos. A proposta deste estudo consistiu em investigar a relação entre o sentimento de competência educativa parental (que engloba a auto-eficácia parental e a satisfação parental), o apoio social e a autoestima dos pais com o rendimento escolar dos filhos e sua autoestima. A amostra foi composta por 272 alunos do ensino básico, com idades compreendidas entre 7 e 16 anos, e 504 pais /encarregados de educação (236 pais e 268 mães), do interior Norte de Portugal. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Autoavaliação da Competência Educativa Parental – QAECEP (Terrisse & Trudelle, 1988; adaptado por Costa, J. C., 2010), a Escala de Avaliação do Apoio Social – NOS (Vaux, 1988; adaptado por Antunes e Fontaine, 1996, 2010) e a Escala de Autoestima de Rosenberg – RSES (Rosenberg, 1965; adaptado por Santos e Maia, 1999, 2003). Verificou-se através dos dados quantitativos, uma relação positiva e significativa entre o sentimento de competência educativa parental com a autoestima dos filhos e as notas à Matemática. Os resultados abrem um novo espaço para estudos nessa área, e podem contribuir para o desenvolvimento de programas de desenvolvimento de competências educativas parentais, considerando as mesmas importantes preditores do desenvolvimento psicológico mais saudável das crianças.
Parental self-competence can be defined as the perception that parents or guardians have about their competence as parents; and may be associated with social support and selfesteem of parents. Moreover, according to several authors, the attitudes and family climate influence the school performance of children. Although not so studied, the relationship between the feeling of self-efficacy and satisfaction of father and mother can also be related to the school performance of children. The purpose of this study was to investigate the relationship between the parental self-competence (parental self-efficacy and parental satisfaction), social support and self-esteem of parents and the school performance of children and their self-esteem. The sample comprised 272 students attending the elementary school, with ages ranging from 7 to 16 years old, and 504/ parents or guardians (236 parents and 268 mothers), from the interior North of Portugal. The instruments used were the self-report of Parental Educational Competence – QAECEP (Terrisse & Trudelle, 1988; adapted by Costa, J. C., 2010), the Network Orientation Scale – NOS (Vaux, 1988; adapted by Antunes & Fontaine, 1996, 2010) and the Rosenberg Self-Esteem Scale – RSES (Rosenberg, 1965; adapted by Santos & Maia, 1999, 2003). In the analysis of quantitative data it was verified a significant and positive relationship between the sense of parental educational competence with the self-esteem of children and notes to Mathematics. The results open a new space for studies in this area, and may contribute to the development of skill development programmes, whereas the parental educational is an important predictor of children’s healthy psychological development.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia: especialização em Psicologia da Educação
Palavras-chave
Alunos do ensino básico , Rendimento escolar , Autoestima , Sentimento de competência educativa parental , Apoio social
Citação