O papel do adjectivo no conto de tradição oral: Propostas metodológicas

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2010
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Resumo
A tradição oral é uma parte muito importante no programa da disciplina de Língua Portuguesa. Através desta matéria, os alunos contactam com todos os tipos de textos oriundos do povo, tais como contos, lendas, provérbios, quadras, fábulas, adivinhas e romances tradicionais. Esta é uma maneira deles tomarem consciência da verdadeira essência do seu povo e nação e de perceberem o folclore e cultura do seu país. Ao ler, interpretar e analisar estes textos, os alunos são sensibilizados para valores, costumes e modelos de comportamento que podem moldar a sua personalidade e levar a um modo de vida saudável e equilibrada neste mundo tão agitado, onde a sociedade está em constante mutação. Este tipo de textos também é muito familiar aos alunos, uma vez que eles estão habituados a ouvir contos, fábulas e até adivinhas desde muito pequenos, por isso eles gostam destas aulas e participam com muito entusiasmo nas actividades propostas. A literatura de tradição oral tem muito sucesso junto da camada estudantil também pelo facto de pôr em prática os seus objectivos (entreter ao mesmo tempo que dá um ensinamento moral), conter uma linguagem muito acessível e aproximar-se da oralidade. Neste sentido, estes textos são uma óptima oportunidade para ensinar gramática e motivar os alunos a reflectirem sobre a sua própria língua, pois são construídos à base de estruturas sintácticas e morfológicas elementares e de vocabulário simples. No nosso trabalho, usamos o adjectivo como um modelo de abordagem ao estudo da gramática, tendo como base os contos de tradição oral. Os discentes devem perceber que as regras da Língua estão sempre relacionadas com o sentido e com a expressividade e que são importantes para realizar uma melhor comunicação oral e verbal.
The oral tradition is an important part of the curriculum in Portuguese. Within this matter, students contact with all kinds of texts originally made by the natives, such as tales, legends, adages, quatrains, fables, riddles and traditional novels. This is a way for them to acknowledge the real essence of their people and nation and to understand the folklore and culture of their country. By reading, interpreting and analyzing these texts, students are aware of values, habits and behavioural models that can form their personality and lead them to a healthy and reasonable way of living in this agitated world, where society is in constant changes. These types of texts are also very familiar to the pupils, in the view of the fact that they are used to listen to short stories, fables and even riddles since they were small children, so they usually enjoy these classes and involve themselves in the activities with enthusiasm. These kinds of texts are very popular among students, also because they fulfill their own goals (which are to entertain, while it is giving a moral lecture) and contain a simple language that resembles the speech. Therefore, these texts are a good opportunity to teach grammar and stimulate students to meditate upon their own language, as it is written with basic grammar structures and simple words. In our project, we use the adjective as a model to approach the study of grammar using traditional tales. Pupils must understand that language rules are always connected to meaning and expressiveness and that they are important to a better oral and written communication.
Descrição
Dissertação de Mestrado em em Ensino da Língua e Literatura Portuguesas
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