Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/2275
Title: Disrupção em contexto escolar e percepção do apoio social dos professores em alunos do 3º ciclo do ensino básico
Authors: Roque, Elisa Maria Sarmento
Advisor: Antunes, Maria Cristina Quintas
Keywords: Escolas
Indisciplina
Violência
Rendimento escolar
Comportamentos disruptivos
Apoio social dos professores
Issue Date: 2011
Abstract: O problema da indisciplina e violência nas escolas não é um fenómeno recente, ultimamente tem vindo a assumir novas dimensões, devido à frequência com que ocorre, bem como à sua gravidade. A (in) disciplina e violência escolar parecem partilhar com o professor o seu quotidiano de trabalho colocando alguns entraves ao concretizar das funções educativas a que se destina a instituição escolar, ao mesmo tempo que inviabiliza o desenrolar harmonioso do processo ensino-aprendizagem. Uma relação baseada no apoio social e estima por parte do professor em relação aos seus alunos poderá minimizar alguns comportamentos disruptivos. A presente investigação teve como objectivo geral conhecer as representações referentes à análise da indisciplina, disrupção e violência escolar na perspectiva dos alunos dos sétimo, oitavo e nono anos do ensino regular e dos Cursos de Educação e Formação. Pretendeu-se também conhecer as representações que os mesmos alunos têm acerca do apoio social dos professores e a relação entre a percepção que os alunos têm da indisciplina e o suporte social dos professores. Pretendeu-se ainda, verificar a existência de diferenças estatisticamente significativas no comportamento disruptivo dos alunos e na percepção do apoio social em função das variáveis género e ano de escolaridade. Ambicionou-se também averiguar se existem diferenças significativas no grau de disrupção escolar entre os alunos do 9º ano de escolaridade do ensino regular e os alunos do 9º ano de escolaridade do ensino profissional e ainda, analisar a relação entre o rendimento escolar nas disciplinas de português e matemática e os comportamentos disruptivos. Finalmente, pretendeu-se observar a relação entre a percepção do apoio social que os alunos têm acerca dos seus professores com o grau de disrupção escolar e com o rendimento escolar. A generalidade dos resultados obtidos aproxima-se de estudos anteriores e destaca a importância de contextos facilitadores do desenvolvimento de um ambiente escolar isento de violência. O estudo remete para a necessidade de novas pesquisas.
The indiscipline and violence in schools are not a recent phenomenon, assuming lately a new dimension due to the frequency with which it occurs and to its severity. (In) discipline and school violence seem to share with the teacher his everyday work, putting some barriers into the achievement of the educational aims and, at the same time that disrupting the smooth operation of the teaching-learning process. A relationship based on social support and appreciation by the teacher in relation to their students could minimize some disruptive behaviors. This research aims to understand the overall representation of the analysis of discipline, school violence and disruption from the perspective of students in seventh, eighth and ninth years of Regular Education and of the Education and Training. We also intend to meet the representations that the students have about the same social support from teachers and the relationship between the perception that students have the discipline and social support of teachers. The aim is also to verify the existence of statistically significant differences in students' disruptive behavior and perception of social support as a function of the variable gender and grade. It is also aimed to establish whether there are significant differences in the degree of disruption between school students in 9th grade education and regular education students in 9 th grade vocational education, and also to analyze the relationship between school results in the disciplines of mathematics and Portuguese and disruptive behavior. Finally, it aims to analyze the relation between the perception of social support that they have from their teachers with disruption and school results. The generality of the results are close to previous ones and highlights the importance of context in facilitating the development of a school environment free from violence. The study refers to the need for further research.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10348/2275
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

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