Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/2376
Title: A perspetiva ciência, tecnologia e sociedade no ensino das ciências naturais: Um estudo com alunos do 7ºano de ciências naturais
Authors: Carvalho, Andreia Marlise Carneiro de
Advisor: Favas, Paulo Jorge de Campos
Keywords: Importância da interação ciência-tecnologia-sociedade
Ensino/aprendizagem
Prática pedagógica
Issue Date: 2012
Abstract: Vivemos num mundo em que o desenvolvimento científico e tecnológico ocorre a um ritmo cada vez maior, pelo que diversos autores defendem que a perspetiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), no Ensino das Ciências, pode ser importante para incrementar o interesse dos alunos pela aprendizagem da Ciência, levando-os a compreender quer os benefícios, quer as limitações da Ciência e da Tecnologia, assim como as influências recíprocas entre estas componentes e a Sociedade e o Ambiente. Desta forma, a perspetiva CTS poderá contribuir para a formação de cidadãos cientificamente informados e intervenientes na Sociedade democrática, tomando decisões conscientes e fundamentadas. O presente trabalho visa a obtenção do grau de mestre em ensino de Biologia e de Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e teve por base o estágio pedagógico efetuado na Escola S/3 S. Pedro, em Vila Real. Este relatório reflete a prática pedagógica desenvolvida no 7º ano de Ciências Naturais e no 11º ano de Biologia e Geologia. Pretende-se com este trabalho referir a importância do Ensino das Ciências e da literacia científica na aprendizagem dos alunos e realçar os métodos, estratégias e recursos de ensino-aprendizagem aplicados segundo a orientação CTS. O estudo de caso, de natureza qualitativa, foi efetuado no 3º ciclo do Ensino Básico (7º ano) e pretendemos com ele demonstrar a importância da orientação CTS no Ensino das Ciências e na aprendizagem dos alunos. Apresentámos a revisão da literatura de duas das unidades lecionadas na prática letiva, as planificações elaboradas para as turmas onde incidiu o estudo, a reflexão da prática pedagógica, os resultados obtidos com a aplicação da orientação CTS no Ensino das Ciências e a respetiva análise dos resultados na turma de estudo e na turma de controlo. A realização deste relatório, assim como a prática pedagógica, foi importante para a nossa formação profissional. Além disso, permitiu-nos pôr em prática a perspetiva CTS no Ensino das Ciências e verificar o seu efeito na aprendizagem dos alunos e, também, adquirir experiência no campo da investigação em educação. Este trabalho pode, ainda, ajudar outros professores que pretendam realizar investigações e/ou aplicar, nas suas aulas, metodologias novas e comprovadamente úteis para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, assim como para uma melhor aprendizagem dos conteúdos científicos.
We live in a world where scientific and technological development occurs at an ever increasing rate, for this reason many authors report that the Science, Technology and Society (STS) perspective is important in science teaching to enhance students interest in learning Science and to understand the benefits and limitations of Science and Technology for Society and the Environment, in order to be scientifically informed citizens, to intervene in the democratic society, taking conscious decisions. This report aims to obtain the master's degree in teaching Biology and Geology in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education, the internship of teaching practice was made in S/3 S. Pedro School in Vila Real. This report reflects the pedagogical practice developed in the 7th grade of Natural Sciences and the 11th grade of Biology and Geology. The aim of this work refer to the importance of science education and scientific literacy in student learning and enhance the methods, strategies and resources for teaching and learning applied under the STS guidance. The case study was made on the 3rd cycle of Basic Education (7th grade) and he intend to demonstrate the importance of STS guidance in science teaching and student learning. We have presented a review of the literature of two units taught in teaching practice, lesson plans prepared for the classes where focused study, reflection of teaching practice, the results obtained with the application of the STS guidance in Science Teaching and the respective analysis of the results in the study group and control group. The completion of this report, as well as the pedagogical practice were important to our professional training and also allowed us to put into practice the STS perspective in science teaching, seeing its effect on student learning and also gain experience in the field of research in education. This work may also help other teachers wishing to undertake research and/or apply new methodologies in their classrooms for personal and professional development of student and for better learning of scientific content.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/2376
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEBA - Teses de Doutoramento
OLD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_amccarvalho.pdf2,23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.