Diferentes metodologias no ensino de Biologia e Geologia ao nível do Ensino Básico e Secundário: Uma abordagem reflexiva

Data
2012
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este estudo resultou do estágio pedagógico inserido no 2º Ciclo em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este trabalho consiste na fundamentação teórica da prática pedagógica, especificamente de uma unidade de Geologia “Conhecer a Estrutura e Dinâmica da Geosfera – Métodos de Estudo da Geosfera e Vulcanismo”, e de uma unidade de Biologia “Obtenção de Matéria Pelos Seres Heterotróficos – Membrana Plasmática e Transportes Transmembranares”, unidades essas em que foram aplicados vários métodos de ensino, tendo sempre por base o Construtivismo, onde se inclui a aprendizagem cooperativa e a instrução direta, entre outros. De forma a realizar uma preparação eficaz para a futura docência faz-se uma reflexão sobre as estratégias e métodos aplicados na lecionação dos conteúdos. Apresentam-se ainda as planificações e material utilizado nas aulas dadas no ano letivo de 2011/2012 na Escola Secundária Fernão de Magalhães
This study was a result of a teaching practice, which fits into “2º Ciclo em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário”. This paper discusses the theoretical basis of the pedagogical practice, specifically of a Geology course unit “Knowing the Structure and Dynamics of the Geosphere – Methods to Study the Geosphere and the Volcanism” and of a Biology course unit “Obtaining Matter From Heterotrophic Beings – Plasmatic Membrane and Transmembrane Transport”. Several teaching methods were applied to these course units, always on the grounds of the Constructivism, which includes cooperative learning and direct instruction, among others. A reflection about the strategies and applied methods in the teaching of contents is made in order to perform an effective preparation for the future teaching. Furthermore the planning and material of the lessons taught in the school year 2011/2012, at the Secondary School Fernão de Magalhães is presented.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Palavras-chave
Ensino/aprendizagem , Geologia/ensino , Prática pedagógica
Citação