Percursos de cientificidade em educação: uma abordagem aos textos normativos

Data
2005
Autores
Costa, Maria Isabel Barros Morais
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este trabalho é sobre o modo como os textos normativos da investigação educacional referem determinados aspectos do seu objecto, visando contribuir para uma compreensão da evolução e da identidade da investigação educacional, bem como para perspectivar orientações futuras. O método escolhido foi a análise de textos, com a aplicação de determinados recursos de análise textual, na perspectiva de que a produção de textos é, também, uma parte da configuração da própria investigação educacional. O trabalho está organizado em três partes. Na Parte I, é feita uma apresentação e discussão do problema – que assenta na constatação das dificuldades em conseguir articular com coerência a diversidade de interpretações disponíveis sobre a investigação educacional – e do método escolhido para o abordar. Na Parte II, são destacadas perspectivas fundamentais sobre esta problemática, nomeadamente perspectivas históricas e perspectivas epistemológicas. A Parte III corresponde ao resultado de uma aproximação focalizada em textos de dois pólos temporais de cerca de 20 a 25 anos: o pólo dos textos da época primeva, de 1903 a 1923, aproximadamente; o pólo dos textos da época mais recente, a partir do início dos anos 80 do século XX. As principais conclusões resumem-se em que os textos normativos revelam características marcantes da época a que dizem respeito. São apontadas determinadas regularidades e padrões que convergem na apresentação de um modelo de análise de textos de investigação educacional. São destacadas também certas idiossincrasias, sendo que, o conjunto das conclusões contribui para uma caracterização do que tem sido a investigação educacional. Este trabalho reveste-se de especial interesse para investigadores da educação, professores e práticos em geral, decisores políticos e decisores de instituições relacionadas com a investigação educacional e com a formação de professores.
This work aims to contribute to an understanding of the identity and evolution of educational research, by interpreting the way educational research normative texts refer some features of their object. Textual analysis is the elected method, assuming that writing, in itself, is an intrinsic part of educational research. It is carried out an analysis of two clusters of texts from the beginning of the twentieth century and from the 80’s onwards. This analysis led to the recognition of some patterns (which gave rise to the presentation of a model of text analysis), as well as some, not easily standardized, idiosyncrasies.
Ce travail a comme but contribuer à une meilleur compréhension de la recherche en éducation. La méthode adoptée a été le commentaire de textes normatifs, tout en assumant que l’écriture occupe une place intégrante dans la recherche. Ils ont été étudiés des ensembles de textes datant, non seulement, du débout du vingtième siècle, mais aussi des années 80 et des années suivantes. Cette étude en question a amené, d’une part, à l’identification de certains patrons (qui ont d’ailleurs permis la construction d’un modèle d’analyse de textes), et d’autre part à l’identification des idiosyncrasies, difficilement standardisables.
Descrição
Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
Palavras-chave
Educação , Investigação educativa , Textos normativos
Citação