Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/2401
Title: As expressões artísticas no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico – uma abordagem interdisciplinar
Authors: Teixeira, Carla do Carmo Pereira
Advisor: Silva, Levi Leonido Fernandes da
Keywords: Educação pela Arte
Expressões Artísticas
Educação
Professor
Estágio
Ensino Básico
Issue Date: 2012
Abstract: Num período em que se presencia um insuficiente investimento nas práticas culturais e artísticas locais, assim como, uma diminuição da presença das expressões artísticas no sistema educativo e nas escolas, este relatório com feição dissertativa procura evidenciar a necessidade do reaparecimento da Educação pela Arte como ferramenta de trabalho dos professores. Ao falar-se deste tipo de educação está-se a colocar a própria arte em segundo plano e a veicular a ideia de que a arte pode contribuir para melhorar a aprendizagem de outros conteúdos. Assim, compete ao professor, enquadrado sempre na legislação em vigor, recorrer ao saber próprio da profissão, baseado na investigação e na reflexão partilhada da prática educativa para aperfeiçoar diariamente a sua prestação no ensino. Deste modo, os Estágios I e II foram fundamentais para salientar a eficácia deste tipo de ensino nos alunos e o papel preponderante do docente no meio escolar. Daí surgiu o interesse em desenvolver e aprofundar As Expressões Artísticas no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – uma abordagem interdisciplinar neste relatório de carácter dissertativo.
In a period in which we witness an insufficient investment in local, cultural and artistic practices, as well as a decrease in the presence of artistic expression in education and schools, this feature essay report emphasizes the need of resurgence of Education through Art as an education tool work for teachers. While we refer this type of education, release the art to a second layer plan and convey the idea that art can collaborate to improve the learning of other content. The teacher, always framed in legislation, resorting to his personal knowledge of the profession, based on research and reflection shared educational practice daily has to improve their performance in school. Therefore, Stages I and II were crucial to highlight the effectiveness of this type of education in students and leading role of the teacher at the school. This way emerged the interest to develop and deepen The Artistic Expressions in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education - an interdisciplinary approach in this report dissertative character.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino Do 1.º E 2.º Ciclos do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/2401
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_ccpteixeira.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.