Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/2408
Title: Dislexia: Atraso ou Desvio no Desenvolvimento?
Authors: Sousa, José Manuel Ferreira de
Advisor: Vale, Ana Paula Simões do
Keywords: Dislexia
Atraso
Desvio
Português europeu
Issue Date: 2011
Abstract: O presente estudo procurou contribuir para a discussão sobre se a dislexia deve ser encarada como um desvio de desenvolvimento ou como um atraso no desenvolvimento. O estudo contém duas partes. Na primeira parte é apresentada uma revisão da literatura científica relativa aos perfis cognitivo e comportamental de crianças com dislexia e da relação entre os conhecimentos alfabéticos, a memória verbal, a consciência fonológica e a velocidade de processamento de informação verbal. Ainda nesta parte são apresentados dados sobe a aquisição e o desenvolvimento da leitura em ortografias com diferentes graus de consistência, em leitores proficientes e com dislexia. A segunda parte é um estudo empírico, realizado com base no enquadramento teórico apresentado na Parte I, cujo objetivo foi comparar o desempenho em tarefas de leitura, escrita e em provas cognitivas relacionadas com os conhecimentos alfabéticos de um grupo de crianças com dislexia com dois grupos proficientes em leitura: um grupo emparelhado por idade cronológica e outro grupo mais jovem emparelhado por idade de leitura. Os resultados sugerem que, no contexto do português europeu, a dislexia pode ser considerada como um desvio de desenvolvimento ao nível da consciência fonémica, mas também na leitura e na escrita de palavras com estruturas complexas.
The present study aimed to contribute to the debate about dyslexia being considered as a developmental deviation or as a developmental delay. The study consisted of two parts. The first part presents a review of scientific literature on the cognitive and behavioral profiles of children with dyslexia and the relationship between alphabetic skills, verbal memory, phonological awareness and verbal processing speed. Also in this section we present data on the acquisition and development of reading in orthographies of different consistency levels of children who are typically developing in comparison to those who have dyslexia. The second part is an empirical study based on the theoretical framework presented in Part I. The aim was to compare the performance of a group of children with dyslexia with two groups of proficient readers: a chronological age matched control group and a younger group matched on their reading age and alphabetic skills. The results suggest that, in European Portuguese, dyslexia may be considered as a developmental deviation regarding phonemic awareness, reading and spelling of words with complex structures.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10348/2408
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

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