As novas tecnologias ao serviço da pedagogia da interacção oral

Data
2011
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O desenvolvimento das TIC, no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, levou a que os professores reavaliassem a sua prática docente, nomeadamente nas actividades relacionadas com a destreza da interacção oral, tão parcamente praticadas em contexto de sala de aula. Mas como poderemos tirar partido das TIC para melhorar a interacção oral dos nossos alunos? O objectivo deste trabalho é apresentar o tratamento desta destreza nas várias teorias pedagógicas do último século para as línguas estrangeiras e, dentro dos modelos pedagógicos actuais, que bebem um pouco dos anteriores, verificar a validade e pertinência dos novos recursos tecnológicos na pedagogia da interacção oral.
The development of new technologies in the learning/teaching process of foreign languages, make us reevaluate our teaching practice, especially in oral interaction activities, not so much applied in the classroom. But how can we take advantages from these technologies to improve the oral skills of our students? The purpose of this work is to provide a brief overview of the oral interaction treatments, focusing on the pedagogical theories of foreign languages from the last century, and upon the recent theories, verifying the importance and validity of these new technologies resources into the oral interaction pedagogy.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
ELAO ou CALL , Interacção Oral , Novas Tecnologias , Teorias Pedagógicas , Wikis , VoiceThread , Podcast , Blogs , Chat
Citação