Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/2420
Título: E-marketing nas empresas madeirenses: Práticas e Potencialidades Percepcionadas
Autor: Sousa, Sandro Nélson Vasconcelos
Orientador: Teixeira, Mário Sérgio Carvalho
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Marketing
Data: 2011
Resumo: O e-marketing, que surgiu como uma variante do marketing convencional, tem demonstrado ao longo dos últimos anos cada vez mais o seu potencial. Através da internet e com recurso às novas tecnologias é possível comunicar com um cada vez maior número de potenciais clientes em todo o mundo, e criar valor na empresa. Com o e-marketing surgiram novas técnicas de negócio suportadas na Internet que permitiram melhorar a relação com o cliente, a distribuição e promoção de produtos e serviços e aumentar o rendimento das empresas. A variedade de técnicas de e-marketing existentes permite às empresas uma vasta oportunidade de escolhas consoantes as suas necessidades. Com esta investigação, inquirimos os responsáveis das empresas da RAM para identificar as técnicas mais utilizadas, os factores mais relevantes na sua selecção, as vantagens, desvantagens, resultados e objectivos que são atingidos com essa utilização, as práticas de planeamento das acções de e-marketing e, por fim, a autoria, finalidade principal e importância atribuída ao website da empresa, na óptica desses responsáveis. A análise dos resultados obtidos permitiu verificar que as principais técnicas de emarketing utilizadas pelas empresas da RAM são o e-mail marketing e o marketing em redes sociais, as quais foram também as que produziram melhores resultados, juntamente com a publicidade online. Verificou-se ainda que a maior promoção dos produtos e serviços da empresa foi o principal objectivo atingido com a sua utilização, a qual não tem desvantagens para a maior parte das empresas inquiridas, sendo que a facilidade de adaptação e os baixos custos de aplicação são as vantagens mais relevantes apontadas, com este último aspecto a ser ainda considerado como o factor mais relevante na selecção das técnicas utilizadas. Observou-se algum desconhecimento sobre planeamento de e-marketing, com as acções realizadas direccionadas, sobretudo, para os consumidores finais, para promoverem os produtos e serviços da empresa e, na maior parte das vezes, a serem concebidas e executadas pela própria empresa. Para a maior parte das empresas inquiridas, o website foi utilizado como ferramenta de divulgação, desenvolvido por empresas especializadas e considerado muito importante para o desenvolvimento da empresa e para os seus clientes. Para além disso, procuramos avaliar a existência de eventuais diferenças nos resultados obtidos relativamente a um conjunto de variáveis de caracterização das empresas inquiridas (localização, sector de actividade e dimensão da empresa em termos do seu número de colaboradores). Assim, verificamos algumas diferenças nos resultados obtidos relativamente às variáveis de caracterização utilizadas. Observamos que algumas técnicas de emarketing utilizadas são influenciadas pelo sector de actividade (search engine marketing e marketing em redes sociais são mais utilizadas pelos serviços) e pelo número de colaboradores (sistemas de e-CRM são referidos mais vezes do que o esperado nas empresas com mais de 50 colaboradores). As razões apontadas para a implementação da estratégia de e-marketing são influenciadas pelo sector de actividade, com os serviços ou o comércio a apontarem, respectivamente, mais razões estratégicas ou comerciais do que seria esperado. A origem das propostas de e-marketing é também influenciada pelo sector (onde a internalização é superior ao esperado nos serviços) e pelo número de colaboradores (inferior a 10 ou superior a 50, onde é superior ao esperado o número de empresas que optam pela internalização ou externalização, respectivamente). Os targets das acções de emarketing são influenciados pelo número de colaboradores, sendo estas mais direccionadas para os consumidores finais no caso das empresas com menos de 10 colaboradores. O desenvolvimento do website das empresas varia consoante a localização (com as empresas do Funchal a optarem mais pela internalização) e a sua importância para os clientes varia com o sector (sendo mais importante para a actividade de comércio).
The e-marketing, which arose as a variant of conventional marketing, demonstrates more and more his growing potential. Through the Internet and using new technologies, we can communicate with a growing number of potential customers around the world and create value in the company. With e-marketing, new internet based business techniques appeared, which have improved the business relationship with the customer, promotion and distribution of products and services and increase business income. The variety of e-marketing techniques allows to companies many opportunities to choose according to their needs. With this research, we have inquired the RAM companies responsible in order to identify the most used techniques, the most relevant factors in its selection, the advantages, disadvantages, results and objectives that are achieved with the use of e-marketing actions planning practices and, finally, authorship, main purpose and importance given to the company's website, from the responsible perspective. The results analysis has shown that the main e-marketing techniques used by RAM companies are the e-mail marketing and marketing on social networks, which were also the ones that produced better results, along with online advertising. It was also found that the company products and services promotion was the main purpose from their use, which has no disadvantages for most surveyed companies, and the ease of adaptation and low costs of application are the most important advantages mentioned, with this one being still regarded as the most important factor in the techniques selection. There was some lack of knowledge about e-marketing plan, with actions directed mainly to final consumers, to promote products and services company and, in most cases, to be designed and implemented by their own company. For most surveyed companies, the site was used as a marketing tool, developed by specialized firms and considered very important to their customers and for the company development. In addition, we tried to assess the existence of any differences in results obtained for a set of characterization variables to the surveyed firms (location, sector and company size in terms of its employee number). Thus, we find some differences in results for the variables used for characterization. We note that some e-marketing techniques used are influenced by business sector (search engine marketing and marketing on social networks are mostly used for services) and by the number of employees (e-CRM systems are referred more often than expected in companies with more than 50 employees). The reasons for emarketing strategy implementation are influenced by the business sector, with services or trade to indicate, respectively, more strategic or commercial reasons than would be expected. The origin of the proposed e-marketing is also influenced by the sector (where internalization is higher than expected in services) and by number of employees (less than 10 or greater than 50, where the number of companies opting for internalizing or externalizing, respectively, is higher than expected). The emarketing activities targets are influenced by the number of employees, which were more directed towards end users in businesses with fewer than 10 employees. The company’s website development varies by location (with companies from Funchal opting more for its internalization) and its importance to customers varies with the sector (being more important for the activity of trade).
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10348/2420
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:OLD - Dissertações de Mestrado

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