A Universidade sénior como espaço de aprendizagem, socialização e envelhecimento activo: o estudo exploratório de um caso

Data
2011
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Projetos de investigação
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Resumo
Um dos grandes desafios do século XXI tem sido o de compreender a importância que as Universidades Séniores têm para o idoso. Estas instituições assumem um papel relevante na vida dos idosos em várias vertentes. Desse modo, foi nosso objectivo tentar responder, no presente estudo, à questão central “A Universidade Sénior constitui-se como espaço de aprendizagem, socialização e envelhecimento activo?”. Realizou-se a revisão de literatura, enquadramento teórico, no que diz respeito às Universidades Séniores, definição, história e o seu alcance/impacto em Portugal, bem como o seu papel enquanto espaço de aprendizagem, socialização e envelhecimento activo. Dado que se tratava de um estudo exploratório de um caso, optámos por fazer uma pesquisa de campo na qual participaram 13 idosos, com idades compreendidas entre os 54 e 86 anos de idade, que frequentavam uma Universidade Sénior, em Portugal, na zona de Trás- os- Montes, participando igualmente o director e 6 formadores da referida instituição. A técnica de pesquisa utilizada foi a entrevista estruturada, sendo de salientar que foi dada total liberdade aos entrevistados. Foram aplicadas três entrevistas diferentes para os três agentes mencionados. As questões que dela faziam parte diziam respeito a três principais categorias de análise da investigação, a saber: perspectivas dos participantes na pesquisa sobre a Universidade ser, ou não, factor de aprendizagem, socialização e envelhecimento activo. A análise daqui decorrente levou a concluir que o projecto apresentado pela Universidade em causa ia ao encontro das necessidades do idoso, considerando benéfico dar continuidade à sua frequência na dita instituição já que poderia ser vista como um suporte de aprendizagem, socialização e envelhecimento activo.
One of the major challenges of the XXI century has been to understand the importance that the senior universities have for the elderly. These institutions play an important role in the lives of older people in several aspects. Thus, our goal was to try to answer in the present study, to the chief question "Does Senior University constitute itself as a learning, socialization and active aging space?” We carried out a literature review, theoretical context, related to Senior Universities, definition, history and impact in Portugal, as well as its role as a space of learning, socialization and active aging. Since this was an exploratory study of a case, we decided to do a field search in which participated 13 seniors, between 54 and 86 years old, attending a Senior University in the North of Portugal, Trás- os –Montes, and also the director and six teachers of the institution. The search technique used was the structured interview, emphasizing that it was given full liberty to the respondents. We applied three different interviews for the three mentioned intervenients. The questions that were part of it were related to three main categories of research analysis, namely: the perspectives of participants in research about the University to be, or not to be a factor of learning, socialization and active aging. The resulting analysis led us to conclude that the project submitted by the mentioned University pleased the needs of the elderly, considering useful to continue their attendance at this institution since it could be seen as an aid for learning, socialization and active aging.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Educação de Adultos
Palavras-chave
Educação de adultos , Aprendizagem , Envelhecimento , Socialização , Universidades seniores
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