Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/2426
Title: O desenvolvimento cognitivo da criança surda: um estudo de caso
Authors: Teixeira, Diana Santos Rodrigues
Advisor: Cruz, Eduardo Batista Chaves da
Keywords: Surdez
Linguagem
Cognição
Intervenção precoce
Issue Date: 2011
Abstract: A surdez é uma problemática que tem vindo a ganhar atenção nos últimos anos, dada a sua ocorrência significativa na população, nomeadamente, uma percentagem de 15% aos 5% da população total com deficiência em qualquer país. Contudo, os estudos realizados continuam escassos nesta área quando se refere às implicações que a surdez possa ter no desenvolvimento cognitivo das crianças, associadas a importância do acesso à aquisição de uma linguagem (oral ou gestual) durante o período crítico. Torna-se assim necessário o desenvolvimento de mais estudos, no sentido de se compreender a dimensão desta problemática no desenvolvimento global das crianças surdas como forma de promover um sistema escolar que lhes faculte um apoio mais especializado tendo em conta as suas necessidades e de modo a lhes proporcionar as mesmas oportunidades de acesso ao sucesso escolar. O presente estudo tem como objectivo avaliar o progresso cognitivo de uma criança surda mediante um plano de intervenção e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte corresponde ao enquadramento teórico na qual se faz uma revisão da literatura de temas relacionados com o estudo em questão, explorando investigações de vários autores. A segunda parte apresenta os resultados de um estudo empírico realizado com uma criança surda do 4ºano de escolaridade do Agrupamento de Escolas João Araújo Correia, do Peso da Régua, tendo como objectivo analisar o seu desenvolvimento cognitivo mediante a elaboração de um plano de intervenção.
Deafness is an issue that has gained attention in recent years, because it’s significant occurrence in the population, in particular, a percentage of 15% to 5% of the total population with disabilities in any country. However, studies remain scarce in this area, particularly related to the implications that deafness can have on children's cognitive development, the importance of access associated with the acquisition of a language (oral or sign language) during the critical period. It is therefore necessary to develop more studies in order to understand the dimension of this problem in the overall development of deaf children in order to promote a school system that gives them a more specialized support, taking into account their needs and so give them the same opportunities for academic success. The present study aims to assess the cognitive progress of a deaf child through an intervention plan and is divided into two parts. The first part corresponds to the theoretical framework in which was made a literature review of issues related to the study in question, and is explored investigations of several authors. The second part presents the results of an empirical study with a 4th grade deaf child, from group of schools João Araújo Correia, of Peso da Régua, with the aim of analyzing their cognitive development through the implementation of an intervention plan.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10348/2426
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

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