Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/2430
Título: O contributo da contabilidade para a definição de indicadores de desempenho: o caso das instituições de ensino superior
Autor: Leal, Carmem Teresa Pereira
Orientador: Carvalho, João Baptista da Costa
Santos, Carlos Machado dos
Palavras-chave: Ensino Superior
Indicadores de Desempenho
Contabilidade e BSC
Data: 2011
Resumo: A influência dos preceitos advogados pelo “New Public Management” na administração pública portuguesa, em especial no sector do ensino superior público, conduziu estas instituições a um caminho de adaptação de estruturas e de sistemas num sentido de aprimoramento do seu processo de tomada de decisão. As organizações públicas devem, no presente, pensar em termos de médio e longo prazo e equacionar as questões estratégicas de importância fundamental para a sua sobrevivência. É indispensável a definição de objectivos que vão de encontro a esta estratégia institucional, no sentido de um aperfeiçoamento do seu desempenho. Neste âmbito é reconhecida a importância de algumas ferramentas da gestão, sedimentadas no seio das empresas, como é o caso dos indicadores de gestão, imprescindíveis à uma avaliação de desempenho que se deve concretizar numa tentativa de melhores índices de eficiência, eficácia e economia. Neste contexto, o Balanced Scorecard, devido às suas características intrínsecas, apresenta-se como uma mais-valia na ligação entre os objectivos traçados e a estratégia institucional, determinando, a priori, uma linha de acção que deve ser constantemente monitorizada. No presente trabalho de investigação é analisada a questão da construção de um modelo de gestão de desempenho baseado no Balanced Scorecard formatado a uma instituição de ensino superior público. Através de inquéritos feitos aos membros do Conselho Geral e da Reitoria da instituição em estudo, foi elaborado, um conjunto de objectivos estratégicos que, para estes seriam os mais importantes no médio e longo prazo. Todo este processo comprovou a viabilidade de aplicação de um modelo de avaliação construído nestes moldes específicos. Ao envolver um maior grupo de pessoas na elaboração de um documento como aquele que é aqui apresentado, o sentido de compromisso aumenta, na medida em que se tornam, de certa forma, (co) responsáveis pelo futuro da organização em que desempenham as suas funções. As diferenças registadas entre os objectivos seleccionados pelos elementos inquiridos e aqueles que se encontram publicados no QUAR (Quadro de Avaliação e Responsabilização) da instituição, evidenciam o registo de resultados potencialmente melhores em termos de aperfeiçoamento da gestão, com o primeiro modelo. Neste seguimento, atestou-se ainda a importância que os indicadores de gestão, nomeadamente os de carácter contabilístico, apresentam neste sistema de avaliação e, por consequência, a elevada contribuição que podem dar ao processo de tomada de decisão dentro de instituições de ensino superior em tempos em que é prioritário fazer mais com menos recursos.
The influence of the New Public Management principles in Portuguese Public Administration, particularly in higher education, has led these institutions on a path of adaptation of structures and systems in order to improve their decision-making processes. Public organizations must, at present, adopt a medium and long-term orientation and consider the strategic issues that are vitally importance to their survival. It is essential to define and set objectives that are consistent with this institutional strategy towards an improvement of its performance. Within this framework the importance of traditional management tools, such as management indicators, is recognized as essential to any performance evaluation that attempts to achieve improvements in the rates of efficiency and efficacy. In this context, the Balanced Scorecard, due to its intrinsic characteristics, is presented as value added in attempts to link the set of objectives with the corporate strategy; determining, a priori, a course of action that must be constantly monitored. This research analyzes the issues underlining the development of a model of performance management that is based on the Balanced Scorecard formatted to an institution of higher education. Questionnaires were conducted with members of the General Council and the Rectory of an Institution of Higher Education and a set of strategic objectives were articulated by the respondents as the most important for the medium as well as the long-term orientation of the institution. The analysis confirms the viability of applying an evaluation model constructed within specific molds. By involving a wider group of people in developing a document like the one proposed here, the sense of commitment increases to the extent that those involved become (co) responsible for the future of the organization in which they work. It is argued here that, first, that there are differences; and second that, the differences observed among the objectives selected by the respondents and those published in Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR), reveal that there are potentially better results in terms of improved management with the first model. In addition, the analysis attests to the importance of management indicators, specifically those of accounting, in this model of evaluation and consequently, the added contribution they can make in the process of decision making within higher education institutions; particularly, in current times when the priority is to achieve more with fewer resources.
Descrição: Tese de Doutoramento em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10348/2430
Tipo de Documento: Tese de Doutoramento
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