Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/2451
Title: Estudo de Caso – Critérios que levam os Estagiários a seleccionar as Escolas para realizar o Estágio Pedagógico
Authors: Ferreira, Paula Maria Alves
Advisor: Aranha, Ágata Cristina Marques
Keywords: Supervisor, Escola
Estagiário
Estagiário
Issue Date: 2011
Abstract: Havendo necessidade de todos os anos abrir novas Escolas Cooperantes que respon-dam às necessidades dos alunos - estagiários, foi pretensão deste estudo saber quais os crité-rios que os Estagiários invocam quando chega o momento de seleccionar a Escola onde pre-tendem realizar o Estágio Pedagógico. Também se procurou saber se as classificações finais atribuídas normalmente pelas Escolas e o desempenho/características dos Orientado-res/Supervisores poderiam estar na origem das preferências ou refutação de determinadas Escolas. A finalidade é a de proporcionar aos Estagiários escolas com boas condições e com Supervisores com bom desempenho, cuja localização seja do agrado dos mesmos. Para a concretização deste estudo foi adoptada uma metodologia de investigação centrada num estudo de caso, em que foram inquiridos os Estagiários do 2º Ciclo, do ano lectivo 2010/2011. Fez-se a aplicação de questionários numa primeira fase, antes de iniciarem o Estágio Pedagógico, para se saber os critérios das suas opções pelas Escolas e novamente no final do 1º Semestre a fim de as confirmar. Também se questionou quais as características positivas e as negativas dos Supervisores que mais afectam o desempenho dos Estagiários. Concluiu-se que a proximidade de residência e as características dos Supervisores são os principais motivos invocados pela maioria dos Estagiários na origem da escolha das Escolas. Quanto às características dos Orientadores, os Estagiários valorizam mais as relacionadas com o Desempenho/Profissionalismo, onde a Exigência e o Rigor assumem primazia em detrimento das relacionadas com a Afectividade/Temperamento.
Every year it is necessary to contact new Cooperating Schools which meet the needs of the students - trainees. The purpose of this study was to know the trainees’ criteria when choosing the school where they intend to carry out the Teacher Training. It was also our aim to determine whether the final marks and the performance and characteristics of Supervisors could influence the trainees’ choice or rejection of certain schools. The purpose is to provide trainees with good conditions in schools whose location pleases them and with Supervisor with a good performance. The research methodology adopted was a case study and the subjects of the study were the trainees of the 2nd cycle of the academic year 2010/2011. The questionnaires were first applied before the beginning of the Teacher Training, in order to find out their criteria when they chose the schools, and then in the end of the first semester to confirm those criteria. The trainees were also asked about the positive and negative characteristics of the Supervisors which most affect the trainees performance. It was possible to conclude that the proximity of the school to the trainees residence and the characteristics of Supervisors are the main aspects considered by most trainees when choosing schools. As for the characteristics of Supervisors, Performance and Professionalism are considered to be more important than those related to Affectivity / Character.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/2451
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

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