Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/2455
Título: Laboratórios virtuais no ensino da física e da química
Autor: Guedes, Sandra Paula Silva
Orientador: Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto
Palavras-chave: Laboratórios Virtuais
Ensino
Aprendizagem
Física
Química
Recursos Multimédia
Data: 2010
Resumo: O elevado insucesso na aprendizagem da Física e da Química, nos vários níveis de ensino, mostra as dificuldades que os alunos encontram na compreensão dos conceitos nestas áreas. Uma das razões de insucesso na aprendizagem destas áreas curriculares disciplinares, deve-se ao facto de envolver conceitos abstractos e contra-intuitivos. Daí a necessidade de recorrer a métodos diferentes dos tradicionais, como os Laboratórios Virtuais (LVs), para procurar melhorar a aprendizagem de conceitos de Física e de Química. Mais do que um estudo sobre os LVs, este trabalho pretende ser uma avaliação da opinião dos professores sobre o que eles conhecem dos LVs, as carências e dificuldades encontradas na sua utilização e o impacto que os LVs podem ter nos processos de ensino e de aprendizagem de Física e de Química. Estes resultados podem contribuir, em futuros trabalhos de investigação, para a melhoria das ferramentas e dos processos de ensino e de aprendizagem.
The high failure rate in the learning of physics and chemistry, at various levels of education, shows clearly the difficulties that students encounter in understanding the concepts in these areas. One of the reasons of failure in learning these school subjects is the fact that they involve abstract and counter-intuitive concepts. Hence the need to use methods different from the traditional ones, such as Virtual Laboratories (VLs), to attempt to improve the learning of Physics and Chemistry concepts. More than a study about Virtual Laboratories, this work aims to evaluate teachers’ opinions about what they know about VLs, the shortages and difficulties found in their use and the impact that VLs can have in the processes of teaching and learning Physics and Chemistry. These results may contribute, in future research works, to the improvement of the tools and processes of teaching and learning.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/2455
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:OLD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
msc_spsguedes.pdf
  Restricted Access
286,83 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.