Laboratórios virtuais no ensino da física e da química
Ficheiros
Data
2010
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
O elevado insucesso na aprendizagem da Física e da Química, nos vários níveis
de ensino, mostra as dificuldades que os alunos encontram na compreensão dos
conceitos nestas áreas.
Uma das razões de insucesso na aprendizagem destas áreas curriculares
disciplinares, deve-se ao facto de envolver conceitos abstractos e contra-intuitivos. Daí
a necessidade de recorrer a métodos diferentes dos tradicionais, como os Laboratórios
Virtuais (LVs), para procurar melhorar a aprendizagem de conceitos de Física e de
Química.
Mais do que um estudo sobre os LVs, este trabalho pretende ser uma avaliação
da opinião dos professores sobre o que eles conhecem dos LVs, as carências e
dificuldades encontradas na sua utilização e o impacto que os LVs podem ter nos
processos de ensino e de aprendizagem de Física e de Química.
Estes resultados podem contribuir, em futuros trabalhos de investigação, para a
melhoria das ferramentas e dos processos de ensino e de aprendizagem.
The high failure rate in the learning of physics and chemistry, at various levels of education, shows clearly the difficulties that students encounter in understanding the concepts in these areas. One of the reasons of failure in learning these school subjects is the fact that they involve abstract and counter-intuitive concepts. Hence the need to use methods different from the traditional ones, such as Virtual Laboratories (VLs), to attempt to improve the learning of Physics and Chemistry concepts. More than a study about Virtual Laboratories, this work aims to evaluate teachers’ opinions about what they know about VLs, the shortages and difficulties found in their use and the impact that VLs can have in the processes of teaching and learning Physics and Chemistry. These results may contribute, in future research works, to the improvement of the tools and processes of teaching and learning.
The high failure rate in the learning of physics and chemistry, at various levels of education, shows clearly the difficulties that students encounter in understanding the concepts in these areas. One of the reasons of failure in learning these school subjects is the fact that they involve abstract and counter-intuitive concepts. Hence the need to use methods different from the traditional ones, such as Virtual Laboratories (VLs), to attempt to improve the learning of Physics and Chemistry concepts. More than a study about Virtual Laboratories, this work aims to evaluate teachers’ opinions about what they know about VLs, the shortages and difficulties found in their use and the impact that VLs can have in the processes of teaching and learning Physics and Chemistry. These results may contribute, in future research works, to the improvement of the tools and processes of teaching and learning.
Descrição
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Palavras-chave
Laboratórios Virtuais , Ensino , Aprendizagem , Física , Química , Recursos Multimédia