Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/2470
Title: O jogo no 2º ciclo do ensino básico
Authors: Lopes, Ana Catarina Moreira
Advisor: Silva, Levi Leonido Fernandes da
Keywords: Jogo
Ensino-aprendizagem
Educação
Issue Date: 2012
Abstract: Este trabalho traz uma ampla visão da importância dos jogos no processo ensino-aprendizagem e na formação da personalidade da criança. A devida valorização desta temática cabe ao professor, que se torna responsável pela aprendizagem e, por isso, deve promover um crescimento integral para a criança, nomeadamente os aspetos biológicos, cognitivos, sociais e afetivos. No jogo, o professor encontra um forte aliado para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos, melhorando o seu relacionamento com o que os rodeia, a sua autoestima e a sua confiança. Pela variedade de incentivos que oferecem, pelo ambiente que proporcionam e pela presença de regras, os jogos devem fazer parte do quotidiano da escola nas diversas áreas do conhecimento. O aluno a partir do jogo desenvolve a criatividade, a imaginação, o pensamento, a inteligência, as emoções e a consciência de que não se desenvolve sozinho e, portanto, aprende a respeitar e a relacionar-se com os outros. O objetivo deste estudo consiste em dar uma perspetiva diferente da utilização do jogo na sala de aula, verificando como esta aplicação interfere no processo ensinoaprendizagem, auxiliando a assimilação de conteúdos e a formação do conhecimento dos alunos, através de exemplos de atividades lúdicas realizadas nas quatro disciplinas curriculares, especificamente, Matemática, Português, Ciências da Natureza e História e Geografia de Portugal.
This work offers a broad vision upon the importance of games in the teaching and learning process, and, also, in the development of children’s personality. It is up to the teacher to give the right importance to this issue, once he/ she becomes responsible for the children´s learning process, and should promote their complete development, not only cognitive, but also biological, social and emotional. Teacher should find a strong ally on the game, since it helps to overcome children´s obstacles in the learning process, besides helping the child to create a better relation with all that surrounds him/ her, improve self-esteem and confidence. For the variety of stimuli that games can offer, as well as the cheerful atmosphere they can create, and also for the presence of rules, games should be part of school’s day life and across all areas of knowledge. Using games student develops creativity, imagination, thought ability, intelligence and his/ her consciousness that he/ she doesn’t grow up alone, this way, student learns how to respect and get on with others. The objective of this work is to give a different perspective of using game in the classroom, confirming the impact that the use of game has in the process of teachinglearning, as it works as an ad to assimilate contents and build children’s knowledge. That will be demonstrated by the presentation of examples of fun activities that were taken into practice throughout the four curricular subjects, which are: Portuguese, Mathematics, Sciences, History and Geography of Portugal.
Description: Mestrado em Ensino do 1º E 2º Ciclos do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/2470
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

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