A expressão dramática como fator de desenvolvimento em crianças com necessidades educativas especiais

Data
2012
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Resumo
O presente trabalho, efetuado no concelho de Chaves, com docentes de educação especial, apresenta, por um lado, a recetividade destes professores e, por outro, o contributo da expressão dramática no desenvolvimento global da criança com necessidades educativas especiais – NEE. É composto por duas partes: a primeira, sobre o enquadramento teórico, onde é feita uma revisão bibliográfica e normativa sobre a educação, a educação especial e as necessidades educativas especiais, e textos normativos reguladores das práticas em NEE, no sistema educativo, e as áreas de expressão, sobretudo a expressão dramática e o seu contributo para o desenvolvimento da criança; a segunda, acerca da componente prática, onde se descreve o processo desenvolvido no campo, de onde se retiraram dados que originaram algumas reflexões sobre o tema a partir da recolha realizada junto dos docentes especializados a exercer nas escolas de Chaves. A metodologia contemplou o inquérito por questionário com questões direcionadas para a auscultação dos docentes sobre a implementação da expressão dramática com crianças com NEE, sobre os recursos existentes para a consecução dos objetivos inerentes e acerca do grau de recetividade e adesão de alunos e docentes a este tipo de atividades. Da componente prática, o colmatar do processo investigativo, em que foi feita a informatização e tratamento dos dados recolhidos através dos inquéritos, releva-se a interpretação e análise, de onde, dos resultados obtidos, retirámos algumas conclusões que nos permitem concluir que docentes e alunos desenvolvem com agrado atividades de expressão dramática e que esta prática expressiva contribui para o desenvolvimento global da criança com NEE.
The present study, done in the municipality of Chaves, with the special education teachers, showsthe one hand, the receptivity of teachers and on the other, the contribution of the dramatic expression in global development of children with special educational needs – SEN. It comprises two parts: the first, about the theoretical framework, in which a review is made a literature on education, special education and special educational needs, and of normative texts regulating the practice in SEN in the education system, and areas of expression, especially the dramatic expression and its contribution to the development of the child, the second concerning the practical component, where if describes the developed process in the field, where they collected data give rise some reflections about the theme from the gathering conducted with specialist teachers working in the schools of Chaves. The methodology contemplated a inquiry for questionnaire with questions directed to the teachers about the implementation of dramatic expression with children with SEN on existing resources to achieve the objectives inherent and about the degree of receptivity and the adhesion by students and teachers at this type of activities. The practical component, the corollary of the investigative process, it was made out computerization and treatment of data collected through the surveys, reveals itself the analysis and interpretation, whence of the results obtained, we took some registers which allow us to conclude that the activities of dramatic expression are developed with satisfaction by teachers and students and that this practice contributes significant to the overall development of the child with SEN.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação – Área de Especialização em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor
Palavras-chave
Criança , Educação , Educação Especial , Necessidades Educativas Especiais , Expressão , Expressão Dramática
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